-
Início
-
Viver
-
Cultura e Cidadania
- Igualdade de Género e Cidadania
Igualdade de Género e Cidadania
O Município de Lagoa criou em 2018, na sua orgânica, o Gabinete de Igualdade de Género e Cidadania, cuja missão visa a promoção da igualdade de género e o fortalecimento de uma cidadania democrática, participada e inclusiva, em estreita articulação com os serviços municipais, os agentes locais e a comunidade em geral.
Entre as principais competências destaca-se:
- A implementação de políticas e medidas de igualdade de género, promovendo a cidadania ativa e sustentável, com base numa perspetiva transversal e inclusiva;
- O diagnóstico e análise de desigualdades, através da monitorização de indicadores desagregados por género, identificando necessidades e oportunidades de intervenção em diferentes áreas de atuação;
- A coordenação do Plano Municipal para a Igualdade, bem como a sua avaliação e monitorização, através da dinamização da Equipa de Igualdade para a Vida Local e em articulação com os/as Conselheiros/as para a Igualdade;
- A promoção da sensibilização e capacitação da comunidade, apoiando entidades e cidadãos na adoção de práticas mais justas, inclusivas e igualitárias, nomeadamente nos domínios da participação cidadã, igualdade de género, conciliação da vida profissional, pessoal e familiar, e prevenção da violência doméstica e da discriminação;
- O apoio e dinamização de projetos de cidadania ativa, como orçamentos participativos, valorização do movimento associativo, ações de voluntariado e outras iniciativas que reforcem o envolvimento cívico da população;
- A implementação da Carta de Princípios das Cidades Educadoras, integrando os seus valores nas diferentes áreas de intervenção municipal, em articulação com os serviços internos e com parceiros externos;
- A promoção de atividades de valorização da cidadania e da igualdade, através da realização de eventos, colóquios, publicações, visitas, intercâmbios e apoio a estágios e projetos de investigação;
- A garantia de uma comunicação inclusiva, adotando uma linguagem promotora da igualdade e da cidadania em todos os canais e suportes do Município;
- O fomento da educação não formal, promovendo estilos de vida saudáveis e sustentáveis, bem como o desenvolvimento de ações de animação sociocultural e programas de capacitação.
O Gabinete de Igualdade de Género e Cidadania reafirma, assim, a visão e o compromisso do Município de Lagoa com uma sociedade mais equitativa, participativa e inclusiva, contribuindo para o bem-estar e o desenvolvimento de todas as pessoas.
Contacto: gabineteigc@cm-lagoa.pt
-
A Igualdade de Género no Município de Lagoa: Percursos, Práticas e Perspetivas
O Município de Lagoa, enquanto organismo público de administração local, reconhece a igualdade de género e a não discriminação como pilares fundamentais de uma governação ética, responsável e alinhada com os direitos humanos. Este compromisso está enraizado nos valores consagrados na Constituição da República Portuguesa, nomeadamente no artigo 9.º, alínea h), que determina como tarefa fundamental do Estado “promover a igualdade entre homens e mulheres”, e no artigo 13.º, que afirma que “ninguém pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever” com base em características pessoais como o sexo, orientação sexual, origem ou convicções, princípios estes que norteiam a atuação diária do Município.
Foi em 2012 que, pela primeira vez, foi nomeada a Conselheira Local para a Igualdade em Lagoa, estabelecendo-se uma estratégia clara para o caminho a percorrer. Em 2013, foi concebido o I Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação (PMIND), seguido por outros três planos (2015-2017, 2020-2021 e 2021-2024), que têm vindo a aperfeiçoar a intervenção transversal em todos os serviços municipais, desde Cultura, Desporto, Jardins, Obras, até ao Gabinete de Igualdade de Género, que coordena estes esforços.
A criação do Pelouro da Igualdade de Género e Cidadania, em 2017, representou um passo decisivo na consolidação de uma governação local comprometida com os direitos humanos, a coesão social e o desenvolvimento sustentável, elevando a igualdade de género a uma prioridade estratégica com legitimidade política própria e capacidade executiva reforçada.
Em 2018, com a reformulação do organograma municipal, foi criado o Gabinete de Igualdade de Género e Cidadania, uma medida estruturante para garantir a operacionalização e sustentabilidade das políticas locais de igualdade e inclusão, assumindo uma função técnica, permanente e especializada. Em janeiro de 2024, o Gabinete reforçou a sua importância estratégica, passando a depender diretamente do Departamento de Desenvolvimento Pessoal e Social.
Também em 2018, foi implementado o Prémio Maria Barroso, uma iniciativa bienal que distingue contributos relevantes de mulheres e homens na promoção da igualdade de género e da cidadania proativa. Com uma dotação de 15.000 euros, o prémio visa destacar ações concretas que promovem a não discriminação e a igualdade de participação. Entre os premiados destacam-se personalidades de renome nacional como Maria do Céu Cunha Rêgo, Maria Teresa Pizarro Beleza, Rosa Monteiro, e em 2024/2025, a APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, que recebeu reconhecimento pelo seu trabalho no apoio a vítimas de violência doméstica e de género.
A conciliação entre a vida pessoal, profissional e familiar é um pilar fundamental para a igualdade de género. Em 2019, Lagoa assinou o “Pacto para a Conciliação” e tornou-se o primeiro município certificado pela NP 4552:2016 – Gestão da Conciliação, mantendo a certificação desde então.
Nesse mesmo ano, o Município aderiu à ALIANÇA ODS PORTUGAL, promovendo iniciativas alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, reforçando o compromisso com o bem-estar, a equidade, a inclusão e a não discriminação.
Em 2020, no âmbito do Protocolo "Nova Geração" com a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), foram nomeadas duas conselheiras locais para a igualdade: Sandra Generoso e Maria do Céu Cunha Rêgo.
A criação da Equipa para a Igualdade na Vida Local (EIVL), em 2020, constitui uma resposta institucional para coordenar as medidas e ações do PMIND, reunindo representantes municipais e da sociedade civil.
Em 2022, o Município lançou a campanha digital “Rostos da Igualdade”, destacando mensalmente pessoas que promovem a igualdade de género em Lagoa, através das suas profissões, histórias e ações, com temas como a migração, deficiência e conquistas históricas como o 25 de abril.
O último Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação (2021-2024) alinhou-se diretamente com 10 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, destacando especialmente o ODS 5 – Igualdade de Género, como base para uma cidadania plena e uma sociedade mais justa.
Além da implementação de políticas públicas, o Município investiu em formação para capacitação em linguagem não sexista, envolvendo 90 trabalhadores, incluindo dirigentes e membros do executivo, e abriu estas ações à comunidade para promover uma comunicação mais inclusiva.
Lagoa tem partilhado as suas práticas inovadoras em redes nacionais e internacionais, como a Rede Territorial Portuguesa de Cidades Educadoras e a Rede de Autarquias para a Igualdade, destacando-se pela participação em seminários que promovem a cidadania e a transformação social com igualdade.
O reconhecimento destas ações tem sido reforçado com a atribuição do Prémio Viver em Igualdade, da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, que distingue municípios com boas práticas na integração transversal da igualdade de género e cidadania.
O futuro desafia-nos a aprofundar e inovar nas políticas e práticas, mantendo a igualdade de género como prioridade estratégica, política e ética, para construir um município justo, sustentável e inclusivo. Este compromisso é o eixo do atual Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação, com vigência até 2030, tendo sido nomeada uma nova Equipa para a Igualdade na Vida Local (EIVL) e as duas conselheiras para a igualdade Sandra Generoso e Rosa Monteiro.
-
Comissão de Igualdade de Género
A igualdade entre mulheres e homens é um princípio fundamental da Constituição da República Portuguesa, sendo tarefa fundamental do Estado a sua promoção.
A Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) é o organismo nacional responsável pela promoção e defesa desse princípio, procurando responder às profundas alterações sociais e políticas da sociedade em matéria de cidadania e igualdade de género. É um serviço da administração direta do Estado (com sede em Lisboa e um serviço desconcentrado no Porto), responsável pela execução das políticas públicas no domínio da cidadania e da promoção e defesa da igualdade de género.
A CIG disponibiliza estatísticas com perspetiva de género, fundamentais para compreender as diferenças e desigualdades entre mulheres e homens nas várias áreas da vida social, económica e cultural. Estes dados, recolhidos e analisados de forma desagregada por sexo, permitem uma leitura mais rigorosa da realidade, em consonância com os princípios da Plataforma de Ação de Pequim, adotada em 1995. Ao evidenciar desigualdades, combater estereótipos e apoiar a definição, implementação e monitorização de políticas públicas mais justas e eficazes, as estatísticas com perspetiva de género constituem um instrumento essencial para a promoção da igualdade de género e para o desenvolvimento sustentável e inclusivo do território municipal.
Saiba mais em cig.gov.pt.
-
Prémio Viver em Igualdade
O Município tem sido consecutivamente reconhecido desde 2016 e até à presente data, com o Prémio “Viver em Igualdade”, atribuído pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), no âmbito da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação (ENIND) – Portugal + Igual, face às evidências apresentadas no âmbito das boas práticas na integração da dimensão da Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação, quer no contexto interno da autarquia e seu funcionamento, quer no contexto externo, através das atividades por si desenvolvidas.
O Prémio consiste na atribuição de um certificado de mérito, destinado a ser usado na comunicação da autarquia, onde é atestado que o município referido é reconhecido como um dos melhores locais para viver em igualdade.
Conheça melhor esta iniciativa em cig.gov.pt.
-
Rede de Autarquias para a Igualdade
A autarquia de Lagoa é associada da Rede de Autarquias para a Igualdade, uma iniciativa que visa promover o trabalho colaborativo e o diálogo em torno da igualdade entre mulheres e homens, assim como da conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal.
Destacamos a Campanha Nacional de Sensibilização para a Partilha das Responsabilidades Familiares entre Homens e Mulheres, por uma sociedade mais igualitária para todas as pessoas.
cns_partilha_responsabilidadesfamiliares_vertical
cns_partilharesponsabilidadesfamiliares_horizontal
Pode ainda consultar mais informações sobre as iniciativas da Rede de Autarquias para a Igualdade, aqui.
-
Conselheira/o Local para a Igualdade
As conselheiras e os conselheiros locais para a igualdade têm por atribuição acompanhar e dinamizar a implementação das políticas locais, para a cidadania e a igualdade de género, cabendo-lhes as seguintes competências, de acordo com o artigo 3º da Resolução do Conselho de Ministros nº 39/2010:
- Acompanhar e dinamizar a execução das medidas de política local na perspetiva de género;
- Acompanhar e dinamizar a implementação das medidas previstas nas estratégias locais de promoção da igualdade, nomeadamente o Plano Municipal para a Igualdade, e de prevenção da violência doméstica e outras formas de discriminação;
- Pronunciar-se, quando consultados, relativamente ao impacto de medidas de natureza administrativa, regulamentar ou outras que o município pretenda prosseguir nos domínios transversalizados da educação para a cidadania, da igualdade e não discriminação, da proteção da maternidade e da paternidade, da conciliação da vida profissional, pessoal e familiar de homens e mulheres, do combate à violência doméstica e outras formas de discriminação;
- Apresentar propostas concretas de ação nos domínios referidos na alínea anterior;
- Divulgar informações sobre a igualdade de género, designadamente nos domínios da educação para a cidadania, da igualdade e não discriminação, da proteção da maternidade e da paternidade, da conciliação da vida profissional, pessoal e familiar de homens e mulheres, e do combate à violência doméstica e outras formas de discriminação;
- Participar no fórum anual das conselheiras e dos conselheiros locais para a igualdade;
- Assegurar a cooperação do município com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.
Desde 2012, que o Município de Lagoa, decorrente dos Protocolos de Cooperação celebrados com a CIG – Comissão de Igualdade de Género e do Quadro de Referência do Estatuto das Conselheiras e dos Conselheiros Locais para a Igualdade (Resolução do Conselho de Ministros nº 39/2010), tem nomeado Conselheiras Locais para a Igualdade.
Para o ciclo de gestão 2025-2029 a Conselheira interna é Sandra Patrícia dos Santos Rodrigues Generoso e a Conselheira Local para a Igualdade Externa é Rosa Filomena Brás Lopes Monteiro.
Despacho de nomeação:
-
EIVL – Equipa para a Igualdade na Vida Local
A EIVL – Equipa para a Igualdade na Vida Local foi criada no âmbito do Protocolo para a Igualdade e Não Discriminação │ Nova Geração, celebrado entre a CIG e os Municípios aderentes, que visa a territorialização da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018-2030 “Portugal + Igual” (ENIND), tendo como competências propor, conceber, coordenar, implementar, acompanhar e avaliar as medidas e as ações desenvolvidas no âmbito deste Protocolo, designadamente o Plano Municipal para a Igualdade.
Despacho de nomeação:
-
Agenda local para a Igualdade e Cidadania de Lagoa
O Município de Lagoa tem por objetivo assinalar datas importantes através de atividades diversas com a definição da Agenda local anual para a Igualdade e Cidadania de Lagoa em parceria com os agentes locais.
A Agenda local para a Igualdade e Cidadania de Lagoa espelha o compromisso do Município de Lagoa com todos e todas as lagoenses, ambicionando que as atividades desenvolvidas possam garantir uma maior sensibilização, igualdade e diversidade de ação e intervenção quer na esfera pública como privada.
É preponderante o envolvimento de toda a organização, bem como dos agentes externos, como as escolas, as empresas e as entidades de caráter solidário, que intervêm ao nível desportivo, recreativo, educativo e humanitário, para a concretização de atividades diferenciadas nestas matérias.
Março: Mês da Mulher
Maio: Mês da Juventude
Outubro: Mês da Igualdade
Novembro: Mês da Cidade Educadora