Danças, Teatros e Metamorfoses
Orquestra Gulbenkian

A Orquestra Gulbenkian sobe ao palco do Auditório Carlos do Carmo, no dia 20 de junho, pelas 21h00, com o espetáculo Danças, Teatro e Metamorfoses e os bilhetes já se encontram à venda!
Sinopse: Em 1962 a Fundação Calouste Gulbenkian decidiu estabelecer um agrupamento orquestral permanente. No início constituído apenas por doze elementos, foi originalmente designado por Orquestra de Câmara Gulbenkian. Ao longo de sessenta anos de atividade, a Orquestra Gulbenkian (denominação adotada desde 1971) foi sendo progressivamente alargada, contando hoje com um efetivo de cerca de sessenta instrumentistas que pode ser pontualmente expandido de acordo com as exigências de cada programa de concerto.
Esta constituição permite à Orquestra Gulbenkian interpretar um amplo repertório que se estende do Barroco até à música contemporânea. Obras pertencentes ao repertório corrente das grandes formações sinfónicas tradicionais, nomeadamente a produção orquestral de Haydn, Mozart, Beethoven, Schubert, Mendelssohn ou Schumann, podem ser dadas pela Orquestra Gulbenkian em versões mais próximas dos efetivos orquestrais para que foram originalmente concebidas, no que respeita ao equilíbrio da respetiva arquitetura sonora.
Em cada temporada, a Orquestra Gulbenkian realiza uma série regular de concertos no Grande Auditório Gulbenkian, em Lisboa, em cujo âmbito tem tido ocasião de colaborar com alguns dos maiores nomes do mundo da música, nomeadamente maestros e solistas. Atua também com regularidade noutros palcos em diversas localidades do país, cumprindo desta forma uma significativa função descentralizadora. No plano internacional, por sua vez, a Orquestra Gulbenkian foi ampliando gradualmente a sua atividade, tendo até agora efetuado digressões na Europa, na Ásia, em África e nas Américas.
No plano discográfico, o nome da Orquestra Gulbenkian encontra-se associado às editoras Philips, Deutsche Grammophon, Hyperion, Teldec, Erato, Adès, Nimbus, Lyrinx, Naïve e Pentatone, entre outras, tendo esta sua atividade sido distinguida, desde muito cedo, com diversos prémios internacionais de grande prestígio. A partir de setembro de 2023, O finlandês Hannu Lintu é o Maestro Titular da Orquestra Gulbenkian, sucedendo a Lorenzo Viotti.
Ficha Artística
Orquestra Gulbenkian
Clemens Schudlt | Maestro
Sónia Pais | Flauta
Os bilhetes custam 12€ e já se encontram à venda na Bilheteira Online e nos locais habituais.
Com o selo de qualidade da Orquestra Gulbenkian o imperdível concerto Danças, Teatro e Metamorfoses, é para ver e ouvir com muita emoção no Auditório Carlos do Carmo, em Lagoa! Contamos consigo! 🤗👌💯
21h00
12€
>6
80'
Desconto disponível para portadores do Passaporte Cultural, disponível nas bilheteiras do Município de Lagoa
Eventos relacionados
-
"DanSando" | Luísa Sobral04 Fev
"DanSando" | Luísa Sobral
Em estreia no Algarve, Luísa Sobral apresenta no Auditório Carlos do Carmo, em Lagoa, o seu novo espetáculo “DanSando”, no ...Eventos | MusicaisEventos | Todos -
Festival Montepio Às Vezes o Amor | "SYRO"11 Fev
Festival Montepio Às Vezes o Amor | "SYRO"
O Festival de Música do Dia dos Namorados regressa em 2023 e tem passagem marcada pelo Auditório Carlos do Carmo, em Lagoa. ...Eventos | Musicais