-
Início
-
Viver
-
Empreendedorismo
-
Iniciativas e Promoção
- Município de Lagoa destaca-se na representação do Algarve na Feira Nacional de Gastronomia de Santarém
Município de Lagoa destaca-se na representação do Algarve na Feira Nacional de Gastronomia de Santarém
O Município de Lagoa marcou a sua presença, no passado dia 19 de outubro, na Feira Nacional de Gastronomia de Santarém, no âmbito do Dia do Algarve, reforçando o seu papel ativo na promoção da identidade gastronómica, enoturística e cultural da região.
Esta participação enquadrou-se na estratégia do município, da valorização dos produtos locais e das entidades promotoras da gastronomia e doçaria lagoense e algarvia.
Durante o evento, os Municípios de Lagoa e Lagos em representação da região do Algarve e contando com o apoio de produtos de 2 outros municípios como Monchique e São Brás de Alportel, apresentaram os sabores que refletem a autenticidade do território com especial ênfase na qualidade e diversidade de agroalimentares locais. A presença lagoense integrou ainda a representação do projeto “Algarve Golden Terroir”, iniciativa que congrega vários municípios e produtores da região, com o objetivo de valorizar os produtos endógenos de excelência e fortalecer a ligação entre o território, o vinho e a gastronomia.
No espaço dedicado ao Algarve Golden Terroir, estiveram em destaque produtos provenientes dos territórios parceiros do projeto, nomeadamente de Lagoa, Lagos, Monchique, Portimão e São Brás de Alportel que integram esta mesma rede de cooperação. Entre os produtos representados encontraram-se vinhos, bebidas espirituosas, doçaria tradicional, conservas, folar e outros de base local que evidenciam a riqueza e diversidade do património gastronómico e agrícola do barlavento e do sotavento algarvio.
Com esta participação, Lagoa reforça o seu compromisso na promoção dos produtos locais e na afirmação do Algarve como destino de referência no panorama gastronómico nacional, destacando a importância da cooperação intermunicipal e da valorização dos recursos endógenos enquanto motores de afirmação territorial.
Notícias relacionadas
-
Lagoa reforça aposta estratégica no enoturismo com presença na FINE – Wine Tourism Marketplace
19 Fevereiro 2026Lagoa reforça aposta estratégica no enoturismo com presença na FINE – Wine ...
O Município de Lagoa volta a afirmar-se como um dos principais dinamizadores do enoturismo no Algarve ao marcar presença na ...Notícias | Iniciativa e PromoçãoNotícias | Todas -
Lagoa afirma na BTL a diversidade da sua oferta turística e dos seus grandes eventos
10 Fevereiro 2026Lagoa afirma na BTL a diversidade da sua oferta turística e dos seus grandes ...
O Município de Lagoa marcará presença na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2026, o maior evento do setor turístico em Portugal, ...Notícias | Todas -
A FATACIL arranca amanhã, traz muita animação e algumas novidades
21 Agosto 2025A FATACIL arranca amanhã, traz muita animação e algumas novidades
É já amanhã que arranca a 44ª Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria de Lagoa (FATACIL), que decorre ...Notícias | Iniciativa e PromoçãoNotícias | Todas