-
Início
-
Viver
-
Empreendedorismo
-
Iniciativas e Promoção
- Algarve Golden Terroir brilha na Feira Nacional de Gastronomia de Santarém
Algarve Golden Terroir brilha na Feira Nacional de Gastronomia de Santarém
O Algarve Golden Terroir marcou presença na histórica Feira Nacional de Gastronomia de Santarém, um dos mais prestigiados eventos gastronómicos do país, que celebrou, mais uma vez, a diversidade e riqueza dos sabores tradicionais portugueses.
No passado sábado, dia 19, o Algarve Golden Terroir destacou-se ao lado das mais reconhecidas iguarias nacionais, apresentando o melhor da sua gastronomia e produtos endógenos. Provenientes dos concelhos de Lagos, Monchique, Portimão, Lagoa, Albufeira e São Brás de Alportel, os sabores únicos da região algarvia conquistaram os visitantes com a sua autenticidade e qualidade excecional.
Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de degustar uma vasta gama de produtos regionais, com especial destaque para os frutos secos, as conservas, os enchidos tradicionais da Serra de Monchique, os doces de amêndoa, o tradicional folar, o pão caseiro, o mel, o azeite e os afamados florados de Lagoa. As bebidas emblemáticas da região, como o medronho, a melosa e, claro, os vinhos, foram também protagonistas, com particular destaque para os monocastas da casta Negra Mole e Crato Branco, que surpreenderam muito pela sua complexidade e carácter.
A harmonização entre a gastronomia e a doçaria tradicionais com os vinhos algarvios foi um dos momentos altos do certame, revelando-se uma experiência surpreendente para muitos visitantes, que desconheciam a riqueza e diversidade da produção vinícola da região.
O evento culminou com uma tertúlia e prova comentada de vinhos, conduzida pelo enólogo Gilmar Brito, que partilhou com os presentes a história e as particularidades das castas e vinhos do Algarve. Este momento foi ainda enriquecido pela interpretação de fado de Catarina Cândido, representante de Lagoa no Festival da Canção Rural 2024, uma iniciativa da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), que trouxe um toque de alma e emoção à experiência.
A presença do Algarve Golden Terroir na Feira Nacional de Gastronomia de Santarém reforçou, uma vez mais, o estatuto desta região como um dos grandes destinos gastronómicos de Portugal, promovendo não só os seus produtos, mas também o seu património cultural e enogastronómico.
Notícias relacionadas
-
Município de Lagoa destaca-se na representação do Algarve na Feira Nacional de Gastronomia de Santarém
20 Outubro 2025Município de Lagoa destaca-se na representação do Algarve na Feira Nacional ...
O Município de Lagoa marcou a sua presença, no passado dia 19 de outubro, na Feira Nacional de Gastronomia de Santarém, no ...Notícias | Iniciativa e PromoçãoNotícias | Página Inicial | Destaque ImagensNotícias | Todas -
A FATACIL arranca amanhã, traz muita animação e algumas novidades
21 Agosto 2025A FATACIL arranca amanhã, traz muita animação e algumas novidades
É já amanhã que arranca a 44ª Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria de Lagoa (FATACIL), que decorre ...Notícias | Iniciativa e PromoçãoNotícias | Todas -
25 anos da Gastronomia como Património Cultural assinalados com campanha digital participativa
29 Julho 202525 anos da Gastronomia como Património Cultural assinalados com campanha ...
No âmbito das comemorações dos 25 anos da elevação da Gastronomia a Património Cultural de Portugal, está a decorrer uma ...Notícias | Iniciativa e PromoçãoNotícias | Todas