-
Início
- Lagoa acolheu a maior edição de sempre dos Campeonatos da Europa de Corta-Mato
Lagoa acolheu a maior edição de sempre dos Campeonatos da Europa de Corta-Mato
Lagoa acolheu, no passado dia 14 de dezembro, a maior edição de sempre dos Campeonatos da Europa de Corta-Mato, marcada pelo número recorde de atletas e delegações participantes. Em estreita articulação com a Federação Portuguesa de Atletismo, o Município de Lagoa reuniu no Parque Urbano do Parchal todas as condições logísticas, técnicas e organizativas para a realização de uma competição de elevada exigência e relevância internacional, afirmando o concelho como palco de excelência para grandes eventos desportivos.
O Município de Lagoa faz um balanço amplamente positivo dos Campeonatos da Europa de Corta-Mato 2025, que decorreram no Parque Urbano do Parchal, afirmando, cada vez mais, o concelho como um território capaz de acolher grandes eventos desportivos internacionais, com elevados padrões de qualidade organizativa, logística e operacional.
Durante vários dias, Lagoa esteve no centro do atletismo europeu, recebendo atletas, dirigentes, equipas técnicas e público provenientes de dezenas de países, num evento marcado por percursos exigentes, elevada competitividade e forte projeção mediática internacional.
Do ponto de vista desportivo, em Lagoa, Portugal alcançou resultados de grande relevo, com destaque para a histórica medalha de prata na estafeta mista, a par de uma evolução coletiva clara em vários escalões, incluindo o 5.º lugar coletivo da seleção sénior masculina, num dos quadros competitivos mais exigentes do programa europeu. Estes resultados contribuíram para reforçar a notoriedade de Lagoa enquanto palco de excelência para competições de alto nível.
Para além da vertente competitiva, a edição de Lagoa 2025 ficou igualmente marcada pelo reconhecimento generalizado da qualidade da organização, do envolvimento institucional e da capacidade de resposta do território, com feedback muito positivo por parte das delegações internacionais, federações e entidades oficiais, tendo sido afirmado pelo Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo como o melhor Campeonato da Europa de Corta de Mato de sempre!
O Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Luís Encarnação, sublinha a importância estratégica deste evento para o concelho:
“Os Campeonatos da Europa de Corta-Mato 2025 representaram um momento histórico para Lagoa. Fomos capazes de demonstrar, uma vez mais, que temos condições, equipas e visão para receber eventos desportivos internacionais de grande dimensão. Este Europeu projetou Lagoa além-fronteiras, dinamizou o território e reforçou a nossa aposta clara no desporto como fator de desenvolvimento, coesão social e promoção do concelho.”
“Este foi também um sucesso coletivo, que envolveu o Município, as entidades parceiras, o movimento associativo, os voluntários e todos os lagoenses, com um destaque muito especial para as equipas da autarquia, cujo profissionalismo, dedicação e espírito de missão foram determinantes para o elevado nível de organização alcançado. O concelho de Lagoa esteve à altura do desafio e sai deste Europeu mais forte, mais reconhecido e com ambição reforçada para continuar a atrair grandes eventos internacionais.”
Com o encerramento da 31.ª edição dos Campeonatos da Europa de Corta-Mato, Lagoa consolida-se como uma referência no mapa do desporto europeu, deixando um legado positivo para o território e para o atletismo nacional, num ano que ficará marcado pela afirmação organizativa e pela ambição competitiva.
Créditos de Fotografia:
Federação Portuguesa de Atletismo
Crosscountrylagoa2025