-
Início
- Salvaguarda do Património Cultural em Lagoa
Salvaguarda do Património Cultural em Lagoa
Apresentação de Projetos
No dia 30 de outubro de 2024, pelas 17h30, na Quinta ARVAD Wine, em Estômbar, terá lugar a apresentação de dois projetos de salvaguarda do património cultural de Lagoa: o “Estudo de caracterização patrimonial e arqueológica do Ilhéu do Rosário” e a “Conservação e restauro do património móvel e integrado da Igreja da Misericórdia de Estômbar”.
O Ilhéu do Rosário, localizado no rio Arade, é um importante sítio arqueológico onde foram descobertos vestígios de ocupação humana que remontam à Pré-História e se estendem até à Época Moderna. A investigação em curso, promovida pelo Município de Lagoa em parceria com a Era Arqueologia S.A., utiliza metodologias não intrusivas, como a prospeção de superfície, a geofísica e o levantamento com tecnologia LiDAR.
O estudo visa aprofundar o conhecimento sobre o arqueossítio, atuar na sua preservação e potenciar futuras ações de investigação arqueológica, tanto em terra como no meio aquático adjacente.
A Igreja da Misericórdia de Estômbar, um dos mais antigos e emblemáticos monumentos religiosos do concelho, enfrenta uma acentuada degradação do seu património móvel e integrado, incluindo o altar-mor, várias peças escultóricas e as bandeiras da Irmandade. Devido a fatores climáticos e biológicos, estes bens de elevado valor artístico e religioso estão em risco. O projeto de conservação e restauro fomentado pelo Município de Lagoa, decorrerá em fases até ao final de 2025, com o objetivo de assegurar a preservação deste valioso património.
A apresentação dos projetos incluirá comunicações dos diferentes intervenientes nos dois processos, bem como a degustação de vinhos ARVAD e iguarias regionais, proporcionando um momento de celebração de mais uma iniciativa da autarquia lagoense em prol do património histórico e cultural local.
Convidamo-lo/a a juntar-se a nós para que fique a conhecer em pormenor estes projetos que visam salvaguardar o património cultural de Lagoa. A entrada é gratuita!
17h30
Entrada Gratuita
Eventos relacionados
-
Semana Verde 2025
18 a 29 MarSemana Verde 2025
O Município de Lagoa apresenta a 9ª Edição do projeto de educação ambiental Semana Verde'25, um evento de sensibilização e ...Eventos | Académicos e EducacionaisEventos | Ações de FormaçãoEventos | Todos