-
Início
- Oficina Presencial | Recuperação de Ribeiras: Técnicas de Engenharia Natural
Oficina Presencial | Recuperação de Ribeiras: Técnicas de Engenharia Natural
O Município de Lagoa em parceira com a Marca-ADL Associação de Desenvolvimento Local, vai promover no próximo dia 15 de março, sábado, entre as 09h00 e as 13h00, no Parque Municipal do Sítio das Fontes, em Estômbar, a Oficina Presencial ⚒️Recuperação de Ribeiras: Técnicas de Engenharia Natural🏞️, com Jerónimo Silva (Marca-ADL). Esta atividade realiza-se no âmbito da Comemoração do Dia Internacional pelos Rios.
Sinopse: A engenharia natural surge como uma solução ecológica inovadora e eficaz para a recuperação de sistemas vivos e a resolução de problemas ambientais. Cada vez mais presente na Europa e em Portugal, esta abordagem oferece uma resposta duradoura e económica, utilizando materiais vivos que se adaptam e evoluem com o tempo.
De modo a dar a conhecer as funções ecológicas desempenhadas pelas ribeiras, essenciais para a preservação da paisagem agrícola e para a segurança urbana no que respeita à mitigação dos efeitos das cheias, o Município de Lagoa, em colaboração com a Associação Marca Adl., a Sociedade Portuguesa de Ecologia e o Programa Bandeira Azul da Europa, irá comemorar o Dia Internacional pelos Rios através da realização de uma Oficina Presencial dedicada à Recuperação de Rios e Ribeiras, utilizando Técnicas de Engenharia Natural.
O evento, agendado para o próximo dia 15 de março (sábado), às 09h00, será conduzido pelo Eng.º Jerónimo Silva (Marca Adl) e dividido em duas partes. Na primeira parte, teórica, os participantes aprenderão sobre a Engenharia Natural, a importância das ribeiras e as práticas necessárias para conservar as galerias ripícolas e limpar as linhas de água. O foco será na recuperação e estabilização de margens erodidas, utilizando soluções sustentáveis.
A segunda parte será teórico-prática, incluindo estudos de caso e uma visita de campo para observar as margens de ribeiras intervencionadas. Os participantes terão a oportunidade de analisar problemas reais e sugerir soluções, além de assistir a uma demonstração prática de técnicas de Engenharia Natural. A atividade terá o seu término às 13h00, e será acreditada como uma ação de curta duração pela Sociedade Portuguesa de Ecologia (SPECO).
Inscrições gratuitas e obrigatórias AQUI
Para mais informações, favor contactar: sitio.fontes@cm-lagoa.pt ou 96 131 8422.
09h00 - 13h00
Participação Gratuita
Inscrição obrigatória
Eventos relacionados
-
Oficina e Exposição de Bonsai com espécies Mediterrânicas
25 MaiOficina e Exposição de Bonsai com espécies Mediterrânicas
O Parque Municipal do Sítio das Fontes – Centro de Interpretação da Natureza recebe, no dia 25 de maio, pelas 10h00, a ...Eventos | OficinasEventos | Todos -
MIX APPEAL - Oficina de Loopstation
20 a 23 MaiMIX APPEAL - Oficina de Loopstation
Nos dias 20, 22 e 23 de maio realiza-se o 🤗MIX APPEAL - Oficina de Loopstation🎶, com a talentosa e multifacetada artista Meta_ ...Eventos | MusicaisEventos | TodosEventos | Workshops