Património

O Parque Municipal do Sítio das Fontes está instalado num terreno com cerca de 18 ha, pertencente ao Município de Lagoa.

É um local bastante especial porque, apesar da sua pequena área, podemos aqui encontrar uma grande diversidade de ambientes representativos da paisagem mediterrânica – o sapal, o paúl, o matagal, uma pequena lagoa temporária, zonas agrícolas abandonadas e os planos e linhas de água.

Constitui também um acontecimento importante do ponto de vista geológico pela presença das nascentes e proximidade do rio Arade.

É também interessante do ponto de vista histórico-cultural porque existem vestígios de atividades humanas que datam de tempos remotos. Os dois moinhos de água são os testemunhos mais eloquentes dessa atividade. A antiguidade de pelo menos um deles, está documentada no “Livro do Almoxarifado de Silves”, do Séc. XV, que se refere a uma “(...) açenha das fontes em que fez Vicente Pirez huu moynho (...)”. Restam cerca de uma vintena de moinhos ao longo do rio Arade, entre Portimão e Silves, quase todos em mau estado ou reduzidos a ruínas, mas que atestam bem a importância que tinham outrora para a economia local.

É assim que, dada a sua beleza natural e importância ecológica, a existência de várias nascentes de grande caudal e o património histórico-cultural, tem sido tradicionalmente utilizado pelas populações locais para actividades de lazer, comemoração de datas festivas, contacto com a natureza, etc.

 

Objetivo do Parque

Incentivar actividades na área da Educação Ambiental, descoberta do meio e divulgação do património histórico-cultural ligados ao rio Arade, num espaço devidamente equipado, dirigido principalmente às crianças e aos jovens, sendo o trabalho com as escolas uma vertente privilegiada.

Proporcionar ao público em geral o contacto com a natureza, de forma a aumentar a sua sensibilidade para os valiosos patrimónios, natural e histórico-cultural da região, especialmente os ligados ao rio.

Incentivar a utilização do Parque como espaço de animação cultural, através do uso do anfiteatro (teatro, variedades, grupos corais), da casa do moleiro e do moinho (pequenas exposições).

Criar um local aprazível, equipado com estruturas que permitam a prática de actividades culturais, de lazer e desportivas informais, dirigido a todos os estratos etários.

 

 

 

Pin It

 

Imprimir

 

CIN - Centro de Interpretação da Natureza do Sítio das Fontes
37°08'05.932"N 8°27'20.995"W
Municipio de Lagoa
Rua Dr.º Ernesto Cabrita
8400-387 Lagoa
Portugal 
Número de telefone +351 282 432 784
Número de telefone +351 282 380 400
 +351 282 380 444
Caixa de correio eletronico 

Valores de 24/11/2021