Margarida Mesquita

ISCSP-ULisboa

Formação académica

Licenciada em Política Social (ISCSP-UTL).

Mestre em Sociologia (ISCSP-UTL).

Doutorada em Sociologia na especialidade em Sociologia da Família (UA).

Atividade Docente

Professora Auxiliar nas áreas de Investigação em Ciências Sociais e Infância e Juventude.

Atividade de Investigação

Colaboradora no Grupo de Pesquisa Sociedade, Comunicação e Cultura do CAPP-ISCSP ULisboa.

Principais áreas de investigação: Parentalidade, Família, Infância e Juventude.

Publicações

Mesquita, Margarida (2016). Parentalidade(s) nas Famílias Nucleares Contemporâneas in Valorizar a Tradição: Orações de Sapiência no ISCSP (pp. 231- 238), Lisboa, ISCSP.

Mesquita, Margarida (2014). Parentalidade(s) nas Famílias Nucleares Contemporâneas; Lisboa; ISCSP.

Mesquita, Margarida (2013). Parentalidade: um contexto de mudanças; Lisboa; ISCSP.

Mesquita, Margarida (2006). Droga no Prado: Estudo numa comunidade rural; ISCSP.

Mesquita, Margarida (1998). A (Des) Estruturação Familiar in Política Social; Lisboa; ISCSP (pp. 107 a 126).

Referências Adicionais

Coordenadora da Pós-Graduação em Proteção de Crianças em Perigo e Intervenção Local, IEPG/ISCSP-ULisboa.

Membro do Fórum dos Direitos das Crianças e dos Jovens.

Membro do Observatório 100 Violência.

Tem sido oradora e moderadora de diversos painéis no âmbito das temáticas: infância, juventude, família e educação.

Tem colaborado com diversas instituições ao nível da formação avançada de técnicos superiores e de ações de formação para públicos diferenciados (ex. professores, pais,etc.).

Igualdade e Cidadania

Igualdade de Género e Cidadania