Ana Fazenda

Coordenadora da Equipa
Técnica Regional do
Algarve da CMPDPCJ

Ana Fazenda é natural da Covilhã e reside no Algarve há 38 anos.

É licenciada em Estudos Portugueses – Ramo de Especialização Científica e, igualmente, em Línguas e Literaturas Modernas variante – Estudos Portuguesas – pela Universidade do Algarve.

É Mestre em História Regional e Local pela Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras.

Tem Pós-Graduação em Direito das Autarquias Locais, pela Universidade de Lisboa, Faculdade de Direito.

Atualmente, com funções executivas delegadas pela CNPDPCJ, coordena as 16 Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) do Algarve, desde o dia 1 de abril de 2018, tendo por missão representar a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, na região do Algarve, apoiar, e promover a possibilidade de melhoria no funcionamento das CPCJ, através da formação e acompanhamento, fazendo a correspondente articulação com as entidades regionais dos serviços representados nas CPCJ, nomeadamente, da Educação, Saúde, Segurança Social, Administração Interna e do respetivo município, bem como os interlocutores regionais do Ministério Público, nos termos previstos na LPCJ.

Entre 2017 e 2018, foi diretora técnica das Residências Vilavó – Centro de Apoio a Idosos – IPSS-Portimão.

De 2013 a 2017 foi vereadora da Câmara Municipal de Portimão, com os pelouros de Ação Social, Saúde, Educação, Desporto, Cultura, Habitação Social e Sistemas de informação.

De 2005 a 2013, foi presidente da Comissão Proteção de Menores de Portimão e presidente de Junta de Freguesia de Portimão.