logo orcamento participativo

                   site Foto presidente 

 

 

Caros e caras Lagoenses:

O caminho que percorremos desde 2014 demonstra que o Orçamento Participativo (OP) é e continuará a ser uma área que nos une cada vez mais e por isso agradeço a todos e a todas por se interessarem e por tornarem a nossa cidade cada vez mais sustentável, inclusiva e enquadrada nas necessidades de cada um de vós, mas também de toda a comunidade lagoense.

Atribuímos, desde a primeira edição do OP, 300 mil euros. Respeitamos e executamos as decisões dos/as nossos/as cidadãos/ãs com o máximo empenho, realizando os projetos apresentados e votados pelas pessoas e, pretendemos continuar nesta jornada.

No entanto, a edição de 2020, a realizar num contexto de pandemia, obriga-nos a alterar a nossa habitual vivência em sociedade face aos riscos de saúde pública associados a eventos que geram maior proximidade entre as pessoas.

Assim, tal situação obriga-nos a alterar a metodologia de apresentação e votação de propostas na edição do Orçamento Participativo de Lagoa, com recurso à plataforma Lagoa Participa, substituindo os encontros de participação em cada uma das freguesias por uma participação através dos canais de comunicação à distância.

Não deixamos de lado a participação das nossas pessoas nos processos de governação local e estamos, como sempre, dedicados à criação de condições para que se mantenha ativo e participativo na vida da sua comunidade.

Em 2020 renova-se, tal como em todos os anos, o investimento no valor de 300 mil euros. Por isso não deixe de apresentar a sua proposta de investimento! Diga-nos o que gostaria de ver construído na sua terra para benefício de todas as pessoas que escolhem Lagoa para viver, visitar ou trabalhar!

Os nossos serviços e as diversas Juntas de Freguesia estarão disponíveis para ajudar todas as pessoas que pretendam inscrever-se na plataforma digital do Orçamento Participativo de Lagoa em https://op.cm-lagoa.pt/ e apresentar a sua proposta já a partir de maio, votando também por meios eletrónicos durante o mês de agosto no projeto que considerar mais viável e prioritário para Lagoa.

Contamos convosco, reafirmando o empenho da Câmara Municipal de Lagoa em criar estratégias que mantenham a participação ativa das pessoas na vida pública, favorecendo a propagação de valores e de práticas de cidadania democrática.

Os melhores projetos nascem sempre de uma mente sonhadora e o Orçamento Participativo de Lagoa visa sempre apoiar os sonhos dos/as Lagoenses, procurando consensos e a participação de todos e de todas!

O Presidente da Câmara Municipal de Lagoa,

Luís Encarnação

 

 

Edital 13762/2020
 Despacho Comissão de Coordenação do OP 
Regulamento do Orçamento Participativo de Lagoa
 OP2020: Normas de Apresentação de Propostas e Votação por meios digitais

 

  • presidenteFranciscoMartins

 

Caros/as Lagoenses:
Congratulo-me e agradeço-vos pelo caminho que percorremos juntos, nesta área do Orçamento Participativo (OP) desde 2014.

A participação das pessoas nos processos da governação local, é uma das linhas orientadoras das democracias modernas. Em Lagoa estamos seriamente empenhados em aprofundar as condições e os mecanismos para essa participação e diálogo.
As respostas aos desafios que lançámos e reforçámos em cada edição do OP são fortes incentivos para continuarmos o caminho.

Quando propusemos, pela primeira vez, a participação das pessoas do concelho na gestão de parte do orçamento municipal, com o objetivo de concretizar obras apresentadas e votadas pelos próprios, foi novidade e desafio: para os/as munícipes, e para a estrutura técnica e executiva da Câmara.

Desde a primeira edição, dotámos o (OP) com 300 mil euros, o que em termos percentuais chegou a ser um dos maiores do país. Na apresentação pública das nove propostas mais votadas, o total orçamentado ultrapassou a dotação inicial, mas para que nenhuma proposta ficasse de fora chegamos a reforçar o diferencial. Encerramos esta experiência entregando à população todas as obras concluídas: mais três parques geriátricos para o Concelho; uma ciclovia; uma parede de escalada; o abastecimento de água ao sítio da Canada; melhoria das acessibilidades na Vila de Estômbar; projeto de mobilidade sustentável (bicicletas) localizado em Ferragudo, Carvoeiro e Senhora da Rocha; a pavimentação da estrada entre o Pinheiro Redondo e a “Casa do Lavrador”.

Foram estas algumas das escolhas dos cidadãos, respeitadas e executadas.

Em 2018 renova-se a dotação do orçamento e o desafio à participação mantendo o investimento no valor de 300 mil euros/ano.

Neste novo ciclo de gestão, reafirmamo-nos empenhados na promoção da participação ativa da população e na disseminação dos valores e das práticas de cidadania democrática. Estamos comprometidos com a aplicação dos princípios da Carta das Cidades Educadoras - documento orientador de que Lagoa é subscritor- nomeadamente com o 6º principio que indica que “com o fim de levar a cabo uma atuação adequada, os responsáveis pela política municipal duma cidade deverão possuir uma informação precisa sobre a situação e as necessidades dos seus habitantes. Com este objetivo, deverão (…) prever canais abertos (meios de comunicação) permanentes com os indivíduos e os grupos que permitirão a formulação de projetos concretos e de política geral”.

O OP é um processo evolutivo como afirmei desde o primeiro momento. Lagoa é habitada por pessoas atentas e participativas, ligadas às diferentes áreas temáticas que tecem as redes deste concelho, detentoras de valiosas experiências de vida. Dirijo-lhes o meu apelo para que participem, opinem, debatam o que queremos para o território que nos é comum. Porque o futuro resulta daquilo que no presente se projeta.

Conto com todas/os e Lagoa também.

Francisco Martins

 

 

 

  • FranciscoMartins_3

 

É com muito gosto e satisfação que volto a escrever a mensagem do Orçamento Participativo (OP) agora para o ano de 2016, desde logo agradecendo a todos aqueles que participaram na primeira edição do OP e deixando expressa a minha esperança de continuar contar com os Lagoenses neste projeto. Satisfação acima de tudo pela forma como os nossos cidadãos responderam ao desafio que então lançámos ao implementar pela primeira vez no Concelho de Lagoa a participação da sociedade civil na gestão de parte do orçamento camarário, para a concretização de obras apresentadas e votadas pelos próprios.

Para 2015 dotámos o (OP) com 300 mil euros, o que em termos percentuais foi o maior do País. Na apresentação pública das nove propostas mais votadas, o total orçamentado ultrapassava a dotação inicial, mas para que nenhuma proposta ficasse de fora reforçámos a verba com 20 mil euros correspondente ao diferencial. Para encerrar esta primeira experiência entregaremos à população todas obras concluídas, ainda este ano; mais três parques geriátricos para o Concelho, uma ciclovia, uma parede de escalada, o abastecimento de água ao sítio da Canada, melhoria das acessibilidades na Vila de Estômbar, projeto de mobilidade sustentável (bicicletas) localizado em Ferragudo, Carvoeiro e Senhora da Rocha e a pavimentação da estrada entre o Pinheiro Redondo e a “Casa do Lavrador”. Foram estas as escolhidas pelos cidadãos e serão respeitadas com a garantia da execução.

O (OP) é um processo evolutivo disse-o na primeira mensagem, reitero agora a afirmação de então, quero que os cidadãos do meu Concelho continuem a apresentar propostas que tragam uma evolução à imagem e vivência de Lagoa. E por isso para 2016 será dotado novamente o compromisso de investimento de 300 mil euros. Todos juntos vamos dar continuidade a esta forma de participação direta de cidadania. Lagoa é dotada de cidadãos atentos e participativos ligados a várias áreas temáticas desde o desporto à cultura, ou com experiência de vida e é a esses que envio através desta mensagem o meu apelo para que participem, opinem, debatam porque o futuro resulta daquilo que no presente, se projete. O espaço está aberto, é nos encontros do Orçamento Participativo para 2016.

Conto com todos e Lagoa também.

Francisco Martins

 

 

 


 

 

 

 

 

Igualdade e Cidadania

Imprimir


Igualdade de Género e Cidadania
37°08'14.2"N 8°27'13.5"W
Convento São José
Rua Joaquim Eugénio Júdice
8400-325 Lagoa
Portugal 
Número de telefone +351 282 380 429
 +351 282 380 467
Caixa de correio eletronico 

 
 

 

Network of Role Models PortugalRoleModels

 
Imprimir

 

Comissão de Ética
37°08'05.932"N 8°27'20.995"W
Rua Dr.º Ernesto Cabrita, n.º1
8400-369 Lagoa
Portugal 
Número de telefone +351 282 380 429
 +351 282 380 467
Caixa de correio eletronico c

documentos 1   

Ao continuar a navegar está a concordar com a utilização de cookies neste site. Para não autorizar a sua utilização, por favor utilize as opções do seu browser e altere as definições de cookies de acordo com estas instruções.