O edifício e a sua história
O desejo de um dos últimos mestres oleiros de Lagoa, o Mestre Fernando Rodrigues, em divulgar a arte tradicional da Olaria, esteve na génese deste projeto.
O edifício da Escola de Artes conheceu antes várias outras utilizações, entre as quais, a de açougue.
Em 1982, o Mestre Fernando Rodrigues propôs à Câmara Municipal de Lagoa a criação de uma Escola de Artesanato nestas instalações que se encontravam abandonadas. Catorze anos depois, a partir de 1996, o Mestre passou a contar com uma importante aliada, a pintora Manuela Vale.
O Mestre Fernando Rodrigues e a formação em olaria que aqui ministrou, bem como as aulas de pintura da artista Manuela Vale, marcaram indelevelmente a história deste espaço, conferindo-lhe identidade e vocação.
Desde então, e em particular nos últimos anos, o Município de Lagoa tem vindo a melhorar as condições da Escola de Artes, abrindo-a progressivamente à comunidade local.
Em abril de 2013, o espaço recebeu a designação oficial de Escola de Artes - Mestre Fernando Rodrigues. A EAL não só recuperou uma tradição que se encontrava em vias de desaparecimento – a olaria – como também passou a valorizar, dignificar e promover outras aprendizagens artísticas. Desde então, é notório o crescente acolhimento de artistas profissionais e amadores bem como atividades que se movem em torno do interesse comum pelas artes plásticas e decorativas.
Objetivos
A EAL é um Equipamento Municipal, perto do coração da cidade. É uma referência no panorama artístico do concelho, dispondo de uma programação regular de exposições temporárias, oficinas artísticas, serviço educativo e conferências.
A EAL procura incluir na sua atividade e programação uma oferta abrangente e diversificada nas Artes Plásticas, Belas Artes e Artes Decorativas, tais como a Olaria, a Pintura de azulejo, a Pintura artística, o Desenho, a Ilustração, a Música, a Tapeçaria, a Escultura e a modelagem. Procura assim democratizar o acesso ao ensino artístico, apoiando e promovendo o trabalho criativo realizado no concelho de Lagoa.
A EAL promove também uma forte atividade com as escolas, instituições e entidades através da oferta de um serviço educativo estruturado.
A EAL caracteriza-se por ser um espaço privilegiado para a criação, aprendizagem, intercambio e reflexão com e entre os seus artistas profissionais, artistas amadores e a comunidade.
Considerando as Artes como via para o desenvolvimento humano, o Município de Lagoa tem vindo a investir nas instalações e nos recursos deste espaço de educação não formal. Uma forte aposta será reforçar e ampliar futuramente a oferta na área das belas artes, da multimédia e arte terapia e a certificação da oferta formativa fortalecendo assim o papel da EAL em corresponder às diferentes expetativas dos diferentes públicos, independentemente da idade, nacionalidade ou formação académica.
Oficinas artísticas
São de natureza diversa as atividades e manifestações artísticas que se realizam na Escola de Artes de Lagoa. Patrocinadas em exclusivo pela Câmara Municipal de Lagoa ou em parceria com outras entidades e artistas, desenvolvem-se nas áreas da pintura, do desenho/ilustração científica, da olaria, da azulejaria, da escultura, da música, dos tapetes de arraiolos, entre outras.
As oficinas são concebidas e orientadas para o público em geral, crianças, jovens, pessoas mais velhas e/ou portadores de deficiência. Além do desenvolvimento artístico, estas oficinas são também lugares de descoberta, de amizade e convívio social.
Todas estas propostas contribuem para descobrir e criar ligações entre pessoas, linguagens e ideias. A sua confluência ajuda a derrubar preconceitos, dando mais espaço à diversidade e à pluralidade artísticas e ao intercâmbio cultural.
A participação nas oficinas está sujeita a inscrição e por isso a um número limitado de participantes consoante a lotação do espaço.
Espaços
As instalações facilitam o acesso e a circulação de todas as pessoas, inclusive com mobilidade reduzida, pelos seus diversos espaços exteriores, oficinas, galeria e casas de banho. Assim é possivel usufruir por completo da experiência artística.
Galeria Manuela Vale
Neste espaço encontrará o serviço de atendimento da Escola de Artes de Lagoa, um pequeno núcleo bibliográfico constituído por livros, catálogos, revistas sobre técnicas plásticas, pintores e história de arte.
A sua entrada principal com uma ampla porta de vidro permite comunicar e partilhar melhor a sua oferta, reforçando assim o contacto com a comunidade e o espaço exterior. Composta por duas salas amplas, com iluminação natural, aclimatizadas e equipadas para receber exposições temporárias, conferências, ações de formação ou eventos de pequena dimensão.
A Galeria complementa toda a atividade artística realizada nas oficinas.
Este equipamento cultural está disponível à população em geral. Os pedidos de utilização de espaços deverão ser formalizados para o seguinte email:
Sala de Desenho
Esta é uma sala de média dimensão, equipada com mesas de trabalho, com bastante iluminação natural e aclimatizada. Adequa-se a grupos de menores dimensões e tem igualmente acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida e acesso a internet sem fios.
Sala de Pintura
Esta sala de dimensões maiores é equipada com estiradores, cavaletes, lavatório, tem bastante iluminação natural e é aclimatizada. Adequa-se ao trabalho com grupos de maior dimensão e tem igualmente acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida e acesso a internet sem fios.
Olaria e Cerâmica
As instalações e os equipamentos da Oficina de Olaria continuam a ser um pilar estruturante na atividade da Escola de Artes. Esta oficina permite aos interessados evoluir nas técnicas de olaria, cerâmica e escultura em contexto de aprendizagem e experimentação.
Esta sala divide-se em espaços vocacionados para a preparação do barro, para a prática de modelagem, para a pintura de cerâmica, para a escultura e queima. Está equipada com dois fornos e uma mufla, rodas de oleiro manuais ou mecânicas, fieira e lavatório.
É também acessível a pessoas com mobilidade reduzida e acesso a internet sem fios.
Centro Interpretativo
Valorizar o património e a memória relativos à olaria nesta região, reconhecendo o valioso contributo do Mestre Fernando Rodrigues, são desígnios deste espaço. Potenciar este saber, abrir o espaço ao público, dinamizar uma área expositiva contando com parte do espólio do Mestre Fernando Rodrigues e de outros artistas, oleiros e ceramistas que à Câmara Municipal de Lagoa têm vindo a doar as suas peças, são pressupostos da EAL neste espaço.
Exposições e actividades
Atividades
|
Oficina de Ilustração (Narrativa Visual) Propõe explorar técnicas de expressão plástica e representação, conteúdos históricos, técnicos e formais. Conteúdos: - Desenvolver conhecimentos teórico-práticos que permitam ampliar a perceção, a sensibilidade e a literacia visual; - Explorar técnicas de expressão plástica e representação; - Canalizar para o potencial criativo e consequente capacitação através da expressão artística individual e criativa; - Realizar um projeto direcionado para o álbum ilustrado. - Apresentação pública dos exercicios finais. Devido ao atual estado de pandemia será posteriormente anunciada uma nova data de início. O número de participantes está limitado à lotação do espaço e por isso sujeito a inscrição através do email: |
|
||
![]() |
Oficina de Banda Desenhada e Mangá (nível iniciado) Nesta oficina será possível trabalhar a literacia visual, o desenvolvimento de técnicas plásticas e a exploração de conteúdos técnicos e formais da arte sequencial. Pretende-se percorrer todas as fases do processo até à criação de um fanzine. Conteúdos: - Introdução à arte sequêncial; - Desenvolvimento do pensamento e expressão gráfica e narrativa; - Adquirir competências técnicas e autorais na conceção de uma história curta; - Criação de um fanzine; -Apresentação pública dos exercicios finais. Devido ao atual estado de pandemia será posteriormente anunciada nova data de início. O número de participantes está limitado à lotação do espaço e por isso sujeito a inscrição através do email: |
Exposições realizadas
![]() |
Faces of Nature/ Faces da Natureza, 2020 Ralph Torgardh começou a fotografar em 2012, ganhando especial interesse pela fotografia da natureza, da paixão pela fotografia e do especial interesse pela natureza resultou esta exposição que apresenta ao público, através da sua lente, as diferentes naturezas e paisagens de Portugal, Espanha, India e Suécia, de onde o autor é natural. A viver em Portugal há mais de 4 anos, Ralph Torgardh convida-nos a desfrutar das diferentes paisagens que retratou, procurando transmitir ao público as mesmas sensações que experienciou ao fotografá-las. Segundo o autor “Como um fotógrafo de paisagens, eu procuro a composição, com as variações da luz e do clima. Um dia cinzento, de tempestade e chuva são muitas vezes mais interessantes do que somente um céu azul.” Curadoria:Ralph Torgardh, EAL - Escola de Artes de Lagoa |
|||
|
Com outros olhos, 2020 "A Escola de Artes de Lagoa- Mestre Fernando Rodrigues, como espaço inclusivo, acolheu o Rui Marques antes do seu Plano Individual de Transição e desde então tem explorado com ele diferentes técnicas plásticas, acabando o Rui, por descobrir, o gosto pela pintura. Vir pintar tornou-se uma rotina essencial, sendo a ponte que liga o seu mundo interior com o exterior. A escolha dos temas levou-o a novas descobertas, conhecimento, possibilidades e experimentação de técnicas e materiais plásticos. Sem medo da tela em branco, vai-se familiarizando com as técnicas de desenho e pintura ao encontro do seu estilo, com muita dedicação. Ao Rui Marques foi diagnosticado Autismo ainda muito jovem e a prática artística tem sido uma ajuda, e agora pintar é mais que uma terapia é também uma oportunidade de divulgar o seu trabalho artístico e quiçá o inicio de um novo percurso. O Rui tem participado em exposições individuais e coletivas, chegando a ser premiado pelo seu trabalho em concursos de pintura de âmbito nacional.” Curadoria: EAL - Escola de Artes de Lagoa |
|||
![]() |
Naturae, 2020 "A exposição intitulada Naturae, tal como o próprio nome indica, é uma mostra coletiva de trabalhos que têm como temática principal a beleza e perfeição do mundo natural, que apesar de imperfeita ao seu jeito natural, torna todos os seres vivos que nos rodeiam verdadeiras obras primas impossíveis de esquecer devido aos seus pormenores, formas características e cores vibrantes! Estará patente uma panóplia de ilustrações elaboradas pelos alunos da Oficina de Ilustração da Natureza, ministrado por Ana Rita M. Afonso, no decorrer deste ano e concebidas em diferentes técnicas: grafite, pontilhismo, scratchboard, trama com esferográfica de ponta fina, lápis de cor, aguarela, poliéster, entre outras. As ilustrações terão a autoria de: Ana Rita Afonso, Ana Rocha, Anabela Palma, Anabela Serra, Bárbara Bachmann, Bárbara Ribeiro, Beatriz Mendes, Carolina Duarte, Catarina João, Custódia Ferro, Fátima Esteves, Fátima Pimentel, Fernanda Silva, Gabriela Palma, Gonçalo Candeias, Ingo Fromm, Ingrid Oncken, Juliana Costa, Margarida Gomes, Mónica Freire, Rosa Fonseca, Ruben Brígida, Tiago Sacramento e Daniela Marques." Curadoria: Ana Rita Afonso, EAL - Escola de Artes de Lagoa |
|||
![]() |
Pelos [e] Patudos, 2020 "Esta exposição, realizada pelos alunos da Professora Meire Gomes, tem como objetivo, incentivar a adoção e alertar sobre a necessidade de dizer NÃO aos maus tratos aos animais. Com a exposição, pretende-se ainda, sensibilizar o público sobre a importância em cuidar e zelar pelo bem estar dos animais, bem como, passar esta mensagem por aqueles que estão ao nosso redor." Curadoria: Meire Gomes, EAL - Escola de Artes de Lagoa |
|||
|
Grámma: aquilo que é desenhado, 2019 "Realiza-se na Escola das Artes Mestre Fernando Rodrigues em Lagoa a segunda mostra anual do grupo de artistas plásticos "Ai" fixados na Escola das Artes Mestre Fernando Rodrigues, sob a tutela do artista plástico Tiago Sacramento. Este ano o foco da exposição é o auto-reflexo do artista como entidade, seja através da interpretação da realidade através dos seus filtros individuais, assim como da recriação das suas próprias realidades internas." Curadoria: Tiago Sacramento, Grupo AI, EAL - Escola de Artes de Lagoa |
|||
![]() |
Reflexões visuais, 2019 "Esta exposição mostra os trabalhos dos alunos da professora Mirjam Cool. Há pinturas em óleo e acrílico, aguarelas e desenhos em soft-pastel. Trata-se de vários temas como a païsagem, o mar, a natureza-morta e o retrato humano e do animal." Curadoria: Mirjam Cool-Peeters, EAL - Escola de Artes de Lagoa |