Lautém, Timor Leste
Acordo de cooperação celebrado a 21 de Março de 2013 em simultâneo com o Município de Grândola
O acordo de cooperação foi assinado sob a mediação da Associação Nacional de Municípios e o Governo de Timor Leste, sob a tutela da Secretaria de Estado para a Descentralização administrativa de Timor Leste.
Assim, vinte e três municípios portugueses, um dos quais Lagoa, aceitaram participar no processo de cooperação para a descentralização administrativa do território de Timor, concretamente na cooperação para a criação das autarquias e por conseguinte a instalação do poder local, enquanto instrumento de aprofundamento democrático.
(a laranja o Município de Lautem sendo a sua sede Lospalos)
Localizado na ponta oriental da ilha de Timor, inclui também a ilha de Jaco. Possui 59.787 habitantes (Censos 2010) e uma área de 1.702 km². A sua capital é a cidade de Lospalos que fica 248 km a leste de Díli, a capital do país. O distrito de Lautém é idêntico ao concelho do mesmo nome do tempo do Timor Português. Naquele tempo, muitas localidades tinham nomes portugueses, a começar pela vila de Lautém que se chamava Vila Nova de Malaca, mas também a actual Com (antigamente Nova Nazaré), Tutuala (antigamente Nova Sagres), Laivai (antigamente Nova Âncora) e Loré (antigamente Silvícola), entre outras. O distrito de Lautém inclui os subdistritos de Iliomar, Lautém Moro, Lospalos, Luro e Tutuala. Para além das línguas oficiais do país, o tétum e o português, no distrito de Lautém os habitantes expressam-se em fataluco, idioma com raízes nas línguas papuas, faladas na ilha da Nova Guiné
Nesta primeira fase do processo de cooperação portuguesa foram delineados os seguintes objetivos: