No seguimento da entrada em vigor da Portaria 145/2017 de 26 de Abril, e cujo período transitório termina já no dia 31 de Dezembro de 2017, informamos que a partir de 1 de Janeiro de 2018 o transporte de resíduos deverá ser efetuado com as respetivas Guias de Acompanhamento eletrónicas, as e-GAR’s, deixando de se utilizar as anteriores Guias em papel.

Essas guias são emitidas no site do SILIAMB e todos os esclarecimentos poderão ser consultados na página existente para esse efeito no site da Agência Portuguesa do Ambiente em"Transporte de resíduos", assim como através do nº 808 203 855.

Para efeitos de prestarmos já alguns esclarecimentos rápidos, deixamos aqui algumas das Perguntas e Respostas mais frequentes (retiradas do site da APA), e que vão de encontro a muitas das dúvidas existentes.

Serviço Ambilinha 800 300 289

A recolha seletiva dos resíduos urbanos é, hoje em dia, uma ação essencial para o reaproveitamento de materiais, permitindo uma posterior redução nas necessidades de matéria-prima e consequente preservação do ambiente.

Dessa forma, os munícipes do concelho de Lagoa possuem à sua disposição vários equipamentos para a deposição seletiva dos resíduos produzidos, nomeadamente os ecopontos de superfície e as ilhas ecológicas. No entanto, muitas vezes esses equipamentos acabam por estar cheios, não permitindo a correta deposição dos resíduos.