Património Cultural

  • 20210514_cartaz-PP21-GERAL_A4

PERCURSOS PERFORMATIVOS NO PATRIMÓNIO

Festival de Artes Performativas de Lagoa

Os Percursos Performativos no Património, festival de Artes Performativas promovido pelo Município de Lagoa, realizam em 2021 a sua quarta edição, trazendo a este concelho barlaventino um conjunto de cinco atividades que visam interagir com o património cultural e natural através de alguns dos elementos mais representativos do território lagoense.

A preservação da Água e o papel que este recurso natural tem na definição e construção dos territórios e das sociedades, em função da sua disponibilidade ou carência, é uma problemática assumida nos cinco Percursos. Como tal, a presente edição assume como tema transversal a todas as performances ÁGUA: PATRIMÓNIO COMUM DA HUMANIDADE. Distribuídas pelas quatro freguesias do concelho, as performances assentam em narrativas históricas que procuram envolver as populações locais e visitantes na salvaguarda do património material e imaterial, partindo do conhecimento da história e da memória que os sítios e monumentos encerram.

Na presente edição, os lugares a descobrir são o casco urbano antigo da centenária povoação de Ferragudo; o imponente farol de Alfanzina e o trilho dos Sete Vales Suspensos, na freguesia de Carvoeiro; a pitoresca vila de Porches; o singular parque municipal do Sítio das Fontes, em Estômbar; o Largo 5 de outubro, a Rua 25 de abril e outros espaços com história na baixa da cidade de Lagoa.

Estas cinco paisagens urbanas e periurbanas são os cenários de manifestações culturais e artísticas que vão desde o teatro à dança, da música à canção falada, das artes plásticas à intervenção urbana, da narração oral à palavra dita, entre tantas outras. Afloram-se os acontecimentos e as pessoas preponderantes no desenrolar da vida do concelho de Lagoa, entre outros aspetos históricos e identitários deste território.

Tratam-se de momentos de descoberta que convidam a ingressar em autênticas viagens no tempo, ao questionar da génese e razão das coisas, contando-se como é que Lagoa evoluiu ao longo dos últimos séculos e que figuras contribuíram para a construção do concelho e da identidade dos cidadãos que o habitam.

 

ACESSO LIVRE (lotação de 50 Pax. por percurso)

Para se inscrever utilize o botão INSCRIÇÃO AQUI, na coluna à direita.

 

Pin It

Imprimir

Serviço Museu
37°08'14.2"N 8°27'13.5"W
Convento São José
Rua Joaquim Eugénio Júdice
8400-325 Lagoa
Portugal 
Número de telefone +351 282 101 110
 +351 282 380 444
Caixa de correio eletronico 

Inscrições Prémio Maria Barroso

Valores de 14/09/2021