Decorreu, entre os dias 07 e 08 de setembro, em Lagoa, o programa religioso das comemorações em Honra da Nossa Senhora da Luz, uma das mais tradicionais e grandiosas festas religiosas do Algarve, que encheu por completo a Igreja Matriz de Lagoa e as ruas da cidade.

Depois de dois anos de interregno das comemorações em Honra da N. S. da Luz, devido à covid-19, eis que a mesmas regressaram, tais como as conhecemos e nos habituamos a vivenciar, com um mar de gente a encher as ruas de Lagoa.

As comemorações iniciaram no dia 07 de setembro com a Eucaristia Vespertina, tendo ontem, dia 08 de setembro, se realizado a Eucaristia Matutina, pelas 09h00, e a Eucaristia Solene, seguida da Grandiosa e Tradicional Procissão com a Imagem Padroeira da Nossa Senhora da Luz, com a participação da Banda Filarmónica de Silves e da Fanfarra do Agrupamento 511 de Lagoa.

A Eucaristia Solene foi presidida pelo Cardeal Jean-Claude Hollerich, que é arcebispo do Luxemburgo, presidente da Comissão das Conferências Episcopais da União Europeia (COMECE) e relator geral do Sínodo dos Bispos, que nos dá a honra de ter uma habitação no concelho, tendo desta forma forte ligação a Lagoa.

A noite terminou em festa, no largo do Auditório Municipal Carlos do Carmo, com a atuação da banda GNR, de Rui Reininho e companhia, que subiu ao palco perto das 22h30, tocando os grandes sucessos da banda, e com um grandioso fogo de artifício.

Paralelamente ao programa religioso, decorre o programa cultural, integrado nas comemorações em Honra da N. S. da Luz, padroeira de Lagoa, e ao feriado municipal, que se iniciou dia 07 de setembro com a inauguração da exposição do Centenário do Farol de Alfanzina 1920-2020 "Um século a alumiar a costa" e termina dia 10 com a cerimónia de entrega do Prémio Literário Santos Stockler 2020/21 e o concerto de abertura do 9º Festival Internacional de Guitarra de Lagoa, com o Grupo Fernando Barroso Band.

“Em nome do Município agradeço à paróquia de Lagoa e a todos os envolvidos nas Festas em Honra da N.S. da Luz pelo sucesso que foram e pela forma como decorreram, nunca esquecendo, e em primeiro lugar, aos funcionários do Município. Como é bom estarmos de volta. A todos, um obrigado”, declarou Luís Encarnação, Presidente da Câmara Municipal de Lagoa.

 

Pin It

Candidaturas on line - Apoios escolares

Candidaturas on line Apoios Escolares

COVID-19: página oficial

Lagoa 2020 - Cidade Sustentável