No dia 25 de julho, pelas 18h00, o Anfiteatro de Nossa Sr.ª da Encarnação em Carvoeiro recebe a conferência "Alberto Iria e a História do Algarve: o Homem e a Obra", pela Professora Doutora Maria de Fátima Reis.

Com uma vida consagrada à História, como historiador, arquivista e académico, Alberto Iria tem uma obra de vulto sobre a sua terra natal – Olhão – e, por extensão, o Algarve. Volvidos vinte e sete anos sobre o seu falecimento não podem os seus escritos ficar esquecidos, pela ainda novidade que a sua investigação encerra. Evidencia-se esta dedicação inexcedível e inovadora à História do Algarve, dando conta do operoso labor desenvolvido por este olhanense e do seu contributo para os estudos da história regional e local; conferiu Alberto Iria a devida expressão a esta linha historiográfica, num tempo bem anterior à sua constituição académica como formação especializada.

Pioneiro nas abordagens e valorizando a edição de fontes, Alberto Iria elevou a história algarvia, não só na sua divulgação à escala local com persistente colaboração nos periódicos regionais, mas também no quadro internacional com divulgação de ilustres algarvios, de factos marcantes e de ligação da região ao mar, na sua articulação com outros espaços, atravessando o Atlântico, passando pelo Mediterrâneo e indo ao Oriente.
Não perca a oportunidade de descobrir a obra e pesquisa da história do Algarve de Alberto Iria pelos olhos da Doutora Maria de Fátima Reis, contamos com a sua presença!!

Candidaturas on line - Apoios escolares

Candidaturas on line Apoios Escolares