1

Teresa Lacerda
Coordenadora do Serviço Nacional de apoio e Twinning

 

CONFERÊNCIA
"Metodologias ativas de aprendizagem com o eTwinning"

Nesta conferência abordar-se-á o tema “Metodologias ativas de aprendizagem com o eTwinning”, pretendendo-se dar a conhecer a dinâmica do eTwinning na sala de aula presencial e/ou a distância, apresentando-a como uma perspetiva de integração curricular e com recurso a metodologias ativas.

De facto, o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória afirma-se como referência para a organização de todo o nosso sistema educativo e, neste sentido, os projetos eTwinning podem contribuir de forma determinante ao nível dos princípios, áreas de competência e valores preconizados na prática de sala de aula. Assim, os projetos eTwinning são uma mais-valia para a promoção de metodologias ativas na sala de aula, alargando o campo de abrangência de professores e alunos através da implementação de práticas de cooperação e colaboração entre elementos da sua escola e de escolas estrangeiras.

 

OFICINA
"Da planificicação ao desenvolvimento de um projeto eTwinning"

Nesta oficina pretende-se dar a conhecer as fases subjacentes à planificação, formalização, desenvolvimento, avaliação e disseminação de um projeto eTwinning para implementar em sala de aula. A participação neste workshop requer a inscrição prévia no Portal eTwinning. O tutorial disponível https://www.etwinning.pt/site/inscricao ajuda a concretizar essa ação.

 

 

Adelina Moura
Doutorada em Ciências da Educação, na especialidade de Tecnologia Educativa

 

CONFERÊNCIA
"Estratégias educativas e recursos digitais mediados por tecnologias móveis"

Esta conferência tem como objetivo dar a conhecer estratégias educativas para potenciar os dispositivos móveis dos alunos dentro e fora da sala de aula. Nesta conferência, falra-se-á de como a generalização dos dispositivos móveis vem ampliar os suportes e a forma como aprendemos e trabalhamos. Havendo cada vez mais recursos em formato digital acessíveis aos professores e aos alunos, em qualquer momento e lugar, e sendo recorrente, na sociedade atual, o uso de tecnologias digitais a escola não deverá ficar alheada desta realidade.

 

OFICINA
"Transformar ambientes de aprendizagem através do Escape Room Educativo (ERE)"

Esta oficina tem como objetivo explorar o conceito de ERE e aprender como se faz. Sendo o ERE uma tendência crescente, enquanto estratégia de ensino e aprendizagem possibilita a criação de atividades bastante desafiadoras devido à sua capacidade de promover o trabalho em equipa, a liderança, o pensamento criativo e a comunicação de maneira atrativa para os alunos.

 

 

José Malaquias
Um dos fundadores da The Inventors

 

José Malaquias nasceu em 1964 no Concelho de Sintra. É licenciado em Engenharia Electrotécnica pelo Instituto Superior Técnico. Tem um Master em Gestão Comercial e Marketing. Frequentou em 2015 o curso de Auditor de Defesa Nacional. Tem um percurso profissional com mais de 30 anos de experiência. É um dos fundadores da The Inventors que desde 2016 desenvolve produtos e programas didáticos para crianças nas áreas das engenharias, artes e criatividade atuando em Portugal, Reino Unido e Holanda.

 

 

José Malaquias
Um dos fundadores da The Inventors

CONFERÊNCIA

"The Inventors: o caminho para o Sec XXI"

Vivemos atualmente num contexto não só pela pandemia mas acima de tudo pelos enormes desafios que todos vamos ter no futuro, nomeadamente as novas gerações, em que a necessidade de encontrar novas soluções e tecnologias para a educação se tornou cada vez mais evidente.

A curiosidade humana, nomeadamente a das crianças e adolescentes, deve ser estimulada e potenciada ao máximo.

Se calhar, mais do que ensinar ofícios, há que mostrar às nossas crianças e jovens o enorme potencial que reside em cada um deles...há que permitir a experimentação de várias valências...há que desenvolver a capacidade que todos temos para aprender e para fazer coisas diferentes.

 

OFICINA

"The Inventors - Vamos construir um piano electrónico"

Nesta oficina os participantes irão explorar juntos o fantástico mundo da criação, inventando e construindo um piano eletrónico. Num só projeto irão ter contacto com o mundo da física, eletrónica, música, história e da mecânica. Esta oficina inclui a montagem dos elementos eletrónicos, a construção dos componentes mecânicos e uma introdução às notas musicais. Quem participar, irá receber todo o material necessário para la construção do piano eletrónico.

 

 

Adelina Moura
Doutorada em Ciências da Educação, na especialidade de Tecnologia Educativa

 

Licenciatura em Ensino do Português e Francês, DESE em Administração Escolar, Mestrado em Supervisão Pedagógica do Ensino do Português e Doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade de Tecnologia Educativa. Tem vindo a desenvolver investigação na área do Mobile Learning, com várias publicações em Portugal e no estrangeiro. É docente do ensino básico e secundário, tutora de cursos de formação a distância do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua e formadora da formação contínua de professores, em didáticas específicas (Português e Francês) e Tecnologia Educativa. É investigadora integrada do grupo de I&D – GILT (Games Interaction and Learning Technology), sedeado no Instituto Superior de Engenharia do Porto, e membro do grupo LabTE (Laboratório de Tecnologia Educativa), da Universidade de Coimbra. Colaboradora do Plano Nacional de Leitura 2027.

 

 

JavaScript must be enabled in order for you to use Google Maps.
However, it seems JavaScript is either disabled or not supported by your browser.
To view Google Maps, enable JavaScript by changing your browser options, and then try again.

Imprimir

Escola Aprender+

37°08'42.3"N 8°30'12.1"W
Rua Domn João II
Mexilhoeira da Carregação
8400-092 Lagoa
Portugal 
Número de telefone +351 282 101 110
 +351 282 380 444
Caixa de correio eletronico 

Imprimir


Educação

37°08'14.2"N 8°27'13.5"W
Convento São José
Rua Joaquim Eugénio Júdice
8400-325 Lagoa
Portugal 
Número de telefone +351 282 380 455
 +351 282 380 444
Caixa de correio eletronico 

documentos 1   

Valores de 24/11/2021