O VIII Congresso Nacional das Cidades Educadoras inscritas na Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE), irá decorrer entre 15 e 18 de maio, no Centro de Congressos do Arade em Lagoa do Algarve.
O programa deste Congresso pretende reforçar e valorizar três dimensões distintas, que concorrem em diferentes patamares para a realidade das nossas cidades: a política, a técnica e a da investigação académica.
Para refletir e afirmar estas dimensões, o programa prevê como pontos altos do VIII Congresso Nacional, duas mesas de autarcas, nos dias 15 e 17 de maio, a participação de conferencistas de prestígio nacional e internacional que trarão a debate os temas “Criar (na) Cidade”, “Periferias” e “Cidades e redes”, bem como, a apresentação de estudos académicos de Instituições de Ensino Superior.
De sublinhar ainda que este será o primeiro Congresso Nacional da Rede Territorial das Cidades Educadoras que contará com jovens vindos de todo o território nacional e ilhas que terão a oportunidade de participar em diversas atividades e que serão envolvidos no processo de criação de propostas que melhorem as nossas cidades e a nossa sociedade.
Mostrando-se essencial capacitar os jovens para que estes se tornem agentes ativos e dinamizadores das suas comunidades, este será o espaço ideal para refletir os territórios, identificando as suas oportunidades e desafios e partilhar com os seus pares, ideias e experiências para potenciar as mesmas.
O Congresso reserva ainda espaço para um programa cultural a decorrer no dia 18 de maio, o percurso performativo “Um Rio… de Encontro ao Mar”, que convida os participantes a conhecer a identidade de alguns locais de Lagoa através de uma viagem pelas memórias, lendas, contos e espíritos enraizados no imaginário coletivo.
Programa do Congresso
VIII Congresso da
Rede Territorial Portuguesa das
Cidades Educadoras
O VIII Congresso Nacional das Cidades Educadoras inscritas na Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE), irá decorrer entre 15 e 18 de maio, no Centro de Congressos do Arade em Lagoa do Algarve.
O programa deste Congresso pretende reforçar e valorizar três dimensões distintas, que concorrem em
diferentes patamares para a realidade das nossas cidades: a política, a técnica e a da investigação académica.
Para refletir e afirmar estas dimensões, o programa prevê como pontos altos do VIII Congresso Nacional, duas
mesas de autarcas, nos dias 15 e 17 de maio, a participação de conferencistas de prestígio nacional e internacional que trarão a debate os temas “Criar (na) Cidade”, “Periferias” e “Cidades e redes”, bem como, a apresentação de estudos académicos de Instituições de Ensino Superior.
De sublinhar ainda que este será o primeiro Congresso Nacional da Rede Territorial das Cidades Educadoras que contará com jovens vindos de todo o território nacional e ilhas que terão a oportunidade de participar em
diversas atividades e que serão envolvidos no processo de criação de propostas que melhorem as nossas cidades e a nossa sociedade.
1º Dia - Quarta-feira, 15 maio 2019
09h00 | Receção dos congressistas | |
10h00 | Sessão de Abertura Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Francisco Martins Secretária Geral da Associação Internacional de Cidades Educadoras, Marina Canals Representante da Comissão Científica Representante dos Jovens |
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10h30 | Conferência Plenária “Criar (na) Cidade”: Auditório Manuel Gamboa Jacqueline Moll, Doutorada em Educação e Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Moderador: Luís Encarnação, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Lagoa do Algarve |
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11h00 | Debate | |
11h15 | Lagoa d'honra | |
11h30 | Mesa de autarcas “Desafios e Perspetivas para as Cidades Educadoras no contexto de Portugal na 3ª década do séc. XXI”: Auditório Manuel Gamboa Francisco Martins – Lagoa do Algarve | António Pinto - Matosinhos | Ricardo Oliveira – Setúbal | José Ribeiro – Valongo Moderadora: Jornalista Nathalie Dias - Jornal Voz de Loulé |
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13h00 | Almoço | |
14h30 | Mesa de jovens - Leitura das conclusões do I Congresso de Jovens das Cidades Educadoras integrado no XV Congresso Internacional das Cidades Educadoras em Cascais. | |
15h30 | Lagoa d'honra | |
16h00 | Experiências para debate: Sala Remexido | Sala Ibn Ammar | |
16h00 | Oficinas de Jovens “As nossas cidades”: Sala Fatacil | |
17h30 | Experiências em ecrãs inteligentes: Ecrã 1 | Ecrã 2 | Ecrã 3 | |
19h30 | Cocktail e Jantar de boas vindas | Espetáculo “Viagem ao Imaginário”: Auditório Manuel Gamboa |
2º Dia - Quinta-feira, 16 maio 2019
09h30 |
Conferência Plenária “Periferias”: Auditório Manuel Gamboa |
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10h10 | Conferência Plenária “Periferias”: Auditório Manuel Gamboa Carlos Fortuna, Professor Catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Investigador Permanente do Centro de Estudos Sociais Moderadora: Ana Martins, Vereadora da Câmara Municipal de Lagoa do Algarve |
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10h30 | Debate | |
11h00 | Lagoa d'Honra | |
11h30 | Experiências para Debate: Auditório Manuel Gamboa| Sala Remexido | Sala Ibn Ammar | |
11h30 | Oficinas de Jovens “Chuva de ideias”: Sala Fatacil | |
13h00 | Almoço | |
14h30 | Experiências para Debate: Sala Remexido | Sala Ibn Ammar | |
14h30 | “A Universidade e a Cidade Educadora”: Auditório Manuel Gamboa | |
14h30 | Oficinas de Jovens “Da ideia à prática”: Sala Fatacil | |
16h00 | Lagoa d'Honra | |
16h30 | Experiências em ecrãs inteligentes: Ecrã 1 | Ecrã 2 | Ecrã 3 | |
18h00 | Reunião da RTPCE: Sala Fatacil | |
19h30 | Jantar "Sabores de Lagoa" * |
* sujeito a inscrição
3º Dia - Sexta-feira, 17 maio 2019
09h30 |
Conferência Plenária “Cidade e Redes”: Auditório Manuel Gamboa |
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09h50 | Conferência Plenária “Cidade e Redes”: Auditório Manuel Gamboa Alberto Salume, Coordenador do Observatório de Vitória - Brasil Moderadora: Anabela Simão, Vereadora da Câmara Municipal de Lagoa do Algarve |
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10h10 | Conferência Plenária “Cidade e Redes”: Auditório Manuel Gamboa Paulo Dias, Reitor da Universidade Aberta e Professor Catedrático, Doutorado em Educação pela Universidade do Minho Moderadora: Anabela Simão, Vereadora da Câmara Municipal de Lagoa do Algarve |
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10h30 | Debate | |
11h00 | Lagoa d'Honra | |
11h30 | Mesa de autarcas “Cidade e Redes”: Auditório Manuel Gamboa Manuel Grilo – Lisboa | Ana Machado - Loulé |Carlos Bernardes – Torres Vedras| Maria Inês Barroso - Santarém Moderadora: Jornalista Nélia Sousa - Rádio Lagoa |
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13h00 | Almoço | |
14h30 | Experiências para Debate: Auditório Manuel Gamboa| | Sala Remexido | Sala Ibn Ammar | |
14h30 | Oficinas de Jovens “Os jovens propõem”: Sala Fatacil | |
16h00 | Lagoa d'Honra | |
16h30 | Mesa de jovens: Auditório Manuel Gamboa Leitura da Declaração Final da participação dos jovens |
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17h00 | Cerimónia de Encerramento: Auditório Manuel Gamboa Leitura da Declaração Final do VIII Congresso Nacional de Cidades Educadoras |
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19h30 | Jantar livre |
4º Dia - Sábado, 18 maio 2019
11h00 | Percurso Performativo “Um Rio… de Encontro ao Mar” (Ferragudo, Mexilhoeira da Carregação e Parque Municipal do Sítio das Fontes) ** | |
15h00 | Convívio no Parque Municipal do Sítio das Fontes com degustação de iguarias regionais |
** n.º limitado de lugares
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Programa do VIII Congresso da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras 2019 |
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Ementa do VIII Congresso da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras 20119 |
Programa do Congresso para os Jovens
VIII Congresso da
Rede Territorial Portuguesa das
Cidades Educadoras
O VIII Congresso Nacional das Cidades Educadoras inscritas na Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE), irá decorrer entre 15 e 18 de maio, no Centro de Congressos do Arade em Lagoa do Algarve.
O primeiro Congresso Nacional da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras (RTPCE) contará com jovens vindos de todo o território nacional e ilhas que terão a oportunidade de participar em diversas atividades, bem como, no processo de criação de propostas que melhorem as nossas cidades e a nossa sociedade.
Este será o espaço ideal para refletir os territórios, identificando as suas oportunidades e desafios e partilhar com os seus pares, ideias e experiências para potenciar as mesmas. Torna-se assim essencial capacitar os jovens para que estes se tornem agentes ativos e dinamizadores das suas comunidades.
Terça-feira, 14 maio de 2019
21h00 | Receção dos jovens | |
21h15 | Apresentação do programa |
1º dia - quarta-feira, 15 maio de 2019
08h45 | Transporte para o Centro de Congressos do Arade | |
09h00 | Receção dos congressistas | |
10h00 |
Sessão de abertura |
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10h30 | Conferência Plenária "Criar (na) Cidade" Jacqueline Moll, Doutorada em Educação e Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Moderador: Luís Encarnação, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Lagoa do Algarve |
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11h00 | Debate | |
11h15 | Lagoa d'Honra | |
11h30 | Mesa de autarcas | "Desafios e perspetivas para as Cidades Educadoras no contexto de Portugal na 3ª década de XXI" Francisco Martins - Lagoa do Algrave | António Pinto - Matosinhos | Ricardo Oliveira - Setúbal | José Ribeiro - Valongo Moderador:Jornalista Edgar Canelas e Mário Antunes |
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13h00 | Almoço | |
14h30 | Mesa de jovens - Leitura das conclusões do I Congresso de Jovens das Cidades Educadoras integrado no XV Congresso Internacional das Cidades Educadoras em Cascais. | |
15h30 | Lagoa d'Honra | |
16h00 | Oficinas de Jovens "As nossas cidades": Sala Fatacil | |
17h30 | Experiências em ecrãs inteligentes: Ecrã 1 | Ecrã 2 | Ecrã 3 | |
19h00 | Cocktail e Jantar de boas vindas | Espetáculo !Viagem ao Imaginário": Auditório Manuel Gamboa | |
23h45 | Transporte para o Centro Pastoral de Ferragudo |
2º dia - quarta-feira, 16 maio de 2019
09h30 | À Descoberta de Ferragudo: Take a Selfie | |
11h00 | Transporte para o Centro de Congressos do Arade | |
11h00 | Lagoa d'Honra | |
11h30 | Oficinas de Jovens "Chuva de ideias": Sala Fatacil | |
13h00 | Almoço | |
14h30 | Oficinas de Jovens " Da ideia à prática": Sala Fatacil | |
16h00 | Lagoa d'Honra | |
16h30 | Tempo Livre | |
19h00 | Transporte para o Jantar | |
19h30 | Jantar "Sabores de Lagoa"* | |
21h30 | Quizz "Terras de Portugal" | |
23h00 | Transporte para o Centro Pastoral de Ferragudo |
* sujeito a inscrição
3º dia - quinta-feira, 17 maio de 2019
09h30 | Canoagem na Praia Grande de Ferragudo | |
11h30 | Tempo Livre | |
12h30 | Transporte de Ferragudo para o Centro Congressos do Arade | |
13h00 | Almoço | |
14h30 | Oficinas de Jovens "Os jovens propõem": Sala Fatacil | |
16h00 | Lagoa d'Honra | |
16h30 | Mesa de Jovens Leitura da Declaração Final da participação dos jovens |
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17h00 | Cerimónia de Encerramento Leitura da Declaração Final do VIII Congresso Nacional de Cidades Educadoras |
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19h30 | Jantar e atividade de despedida |
4º dia - sexta-feira, 18 maio de 2019
11h00 | Percurso Performativo "Um Rio... de Encontro ao Mar" (Ferragudo, Mexilhoeira da Carregação e Parque Municipal do Sítio das Fontes)** | |
15h00 | Convívio no Parque Municipal do Sítio das Fontes com degustação de iguarias regionais |
** n.º limitado de lugares
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Programa do VIII Congresso da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras para os Jovens |
Programa de Experiências
Experiências para debate
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Experiências em ecrã inteligente
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Programa de Experiências em ecrã inteligente |
Temas
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Temas e sub-temas |
Critérios de participação
Experiências para debate ecrãs inteligentes
Critérios de candidadura para apresentação de experiências VIII Congresso Nacional de Cidades Educadoras
Lagoa 2019
Convidamos as cidades a apresentar experiências para o VIII Congresso Nacional de Cidades Educadoras num de dois formatos: experiência para debate ou em ecrã inteligente.
Para serem selecionadas as experiências por parte da Comissão Científica do Congresso, solicitamos às cidades o preenchimento do formulário de inscrição que se encontra disponível no site do Congresso. Se ainda não tem a sua apresentação pronta, leia o restante documento e prepare o que vai enviar.
Experiências para debate
O período de duração de apresentação de Experiências para Debate devem ter uma duração de 1h30’ – 1h45 de acordo com o programa e com o número de experiências inscritas.
Os campos a preencher para as experiências em debate são:
1 - Entidade
2 - Concelho
3 - Tipo de experiência
4 – Título da experiência
5 – Outras organizações envolvidas na experiência
6 – Faixa etária a quem se destina a experiência
7 - Ano de Inicio
8 - Ano de conclusão
9 - Eixo temático do congresso a que está vinculada a experiência
10 - Resumo (máx. 3000 carateres)
11 - Finalidade (objetivos gerais e específicos) (máx. 800 carateres)
12 - Vertente educativa da experiência (máx. 400 carateres)
13 - Breve descrição da cidade e da região ou local onde a experiência é realizada (máx. 800 carateres)
14 - Resultados (máx. 800 carateres)
15 - Página web da experiência (caso haja)
16 - Anexar fotos ou documentos
A participação das cidades realiza-se tendo em conta os seguintes critérios:
1ª parte: O moderador apresenta brevemente aos participantes o tema que engloba as diferentes experiências (5-7’).
2ª parte: Cada cidade dispõe no máximo 5’ para apresentar os aspetos mais relevantes da sua experiência. A apresentação deve ser acompanhada exclusivamente de 5 a 10 imagens, que contribuam para melhor compreender a experiência. (6-8 experiências por sala).
3ª parte: O moderador questiona os diferentes participantes das experiências para debate, de forma a centrar a atenção em aspetos singulares. Os participantes contam com 3’ para responder a cada pergunta.
4ª parte: Será disponibilizado um tempo mínimo de 15’ para que o público possa participar, questionando de forma aberta os intervenientes da mesa.
Experiências em Ecrãs Inteligentes
As cidades que pretendam apresentar uma experiência em formato de poster interativo devem preparar uma apresentação em PowerPoint de 8’ com os aspetos mais relevantes da experiência podendo incluir material audiovisual, fotografias, etc.
Os ecrãs inteligentes estarão distribuídos pelo Centro de Congressos do Arade, sendo que o programa contempla um momento para que as cidades possam apresentar as suas experiências aos congressistas interessados. Os congressistas poderão consultar as diferentes experiências nos ecrãs inteligentes ao longo de todos os dias do congresso.
Seleção das Experiências
Critérios para a seleção de experiências:
• As experiências devem ser enquadradas no tema do Congresso e responder a um dos 3 eixos temáticos/sub-temáticos – Criar (na) Cidade; Cidades e Redes; Periferias.
• Experiencias facilmente replicáveis a outras cidades.
• As experiências devem ter sido realizadas num tempo mínimo que permitam comprovar os resultados / impactos.
• Evitar abordagens genéricas (de preferência ações concretas).
• Evitar apresentações teóricas que não respondam a nenhuma atuação concreta.
• Prioridade às experiências inovadoras.
• Evitar iniciativas que tenham um carácter meramente expositivo.
• Explicitar a vertente educadora da experiencia.
• Prioridade às experiências desenvolvidas em colaboração com diferentes áreas da ação política local.
• Prioridade às ações que envolvam a participação ativa dos cidadãos no território promovendo o sentimento de pertença.
• Valoriza-se as experiências desenvolvidas em intercâmbios com diferentes cidades.
Jovens
Critérios para a participação dos Jovens no VIII Congresso Nacional de Cidades Educadoras
Lagoa 2019
Enquadramento
Uma das prioridades das cidades educadoras é fomentar a participação ativa dos cidadãos e das cidadãs e o seu envolvimento nas decisões locais e na vida da comunidade. É com base neste princípio que os governos locais promovem projetos, desenvolvem práticas e realizam ações que permitem às pessoas se apropriarem das ferramentas necessárias para que possam assumir os seus direitos e exercê-los com responsabilidade, participando ativa e democraticamente na construção de sociedades mais justas, equitativas, inclusivas e mais sustentáveis.
Neste sentido, e preconizando motivar e proporcionar às populações mais jovens a possibilidade de refletirem sobre como Criar (na) Cidade, convidamos os jovens das cidades que compõem a Rede Territorial das Cidades Educadoras a participarem no VIII Congresso Nacional que terá lugar em Lagoa (Algarve), de 15 a 18 de maio de 2019.
Introdução
O presente documento estabelece os critérios de participação dos jovens das cidades membros da Rede Territorial de Cidades Educadoras, no VIII Congresso Nacional das Cidades Educadoras.
Inscrições
No VIII Congresso Territorial das Cidades Educadoras podem participar um total de 30 jovens.
Cada cidade educadora pode candidatar-se com um máximo de dois jovens
Encargos
1. O Município de Lagoa assumirá os seguintes encargos:
a) Inscrição no Congresso;
b) Alojamento (quartos para rapazes e raparigas);
c) Refeições durante o Congresso
2. Cada Cidade Educadora assumirá os encargos com a participação dos jovens no Congresso: Viagens e transferes; Seguro de responsabilidade civil;
3. Qualquer outra despesa extra ficará a cargo dos participantes ou das respetivas cidades.
Candidatura dos Jovens
1. As cidades membros da Rede Territorial das Cidades Educadoras apresentarão no máximo dois jovens para participação no Congresso, preferencialmente um rapaz e uma rapariga, através do formulário de inscrição que se encontra disponível on-line. O número máximo de cidades será selecionado pela Comissão Organizadora, com base nos seguintes critérios:
• Diversidade geográfica das cidades educadoras
• As propostas apresentadas pelos jovens
2. Cada cidade é responsável pela seleção dos jovens candidatos, com base nos seguintes critérios:
a) Aluno do ensino secundário/Membro do Conselho Municipal da Juventude ou Grupo de Jovens integrado numa Associação local ou outra devidamente enquadrada.
b) Apresentação de uma ideia de projeto que permita a concretização/implementação de alguma/s medida/s constantes na Declaração do Congresso de Jovens do XV Congresso Internacional de Cascais.
Nota: O texto não deve exceder 1 página A4, em letra tamanho 11, espaço 1,5
Destinatários
Podem ser participantes jovens dos 16 aos 24 anos
Objetivos
Através da análise das medidas sugeridas pelos jovens no XV Congresso Internacional, os jovens no VIII Congresso Nacional terão a possibilidade de:
a) Partilhar e refletir sobre projetos desenvolvidos nas suas cidades com enfoque na população jovem;
b) Criar e apresentar projetos sobre como podem criar (na) cidade e que podem ser concretizados e replicados em qualquer cidade.
Atividades
Participação em oficinas e participação nos trabalhos do congresso com todos os participantes.
Tendo como base as medidas apresentadas sobre Participação e Cidadania, Meio Ambiente e Sustentabilidade e Coesão e Inclusão Social na Declaração do Congresso dos Jovens no XV Congresso Internacional das Cidades Educadoras em Cascais, os jovens no VIII Congresso Nacional terão momentos de trabalho de grupo para discussão das medidas apontadas e apresentação de projetos para a sua implementação, de forma a CRIAR (na) CIDADE.
Os jovens terão ainda a oportunidade de participar nas conferências e nas diversas mesas temáticas e ainda conhecer projetos de Lagoa sobre como CRIAR (na) CIDADE.
No final do congresso, os jovens apresentarão em plenário os projetos resultantes de cada grupo de trabalho.
Calendarização
Prazo limite para apresentação das candidaturas por parte das cidades 15 de março 2019
A Comissão Organizadora seleciona as candidaturas e comunica às cidades participantes 5 de abril 2019
Confirmação das inscrições e envio do programa definitivo aos participantes Até 24 de abril 2019
Observações
Todas as questões suscitadas sobre o assunto e não especificadas neste documento serão esclarecidas pela Comissão Organizadora do Congresso.
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Declaração I Congresso de jovens de Cidades Educadoras |
Comissão de Honra
Marcelo Rebelo de Sousa | Presidente da República |
Francisco Martins | Presidnete da Câmara Municipal de Lagoa do Algarve |
José Águas da Cruz | Presidente da Assembleia Municipal de Lagoa |
Graça Fonseca | Ministra da Cultura |
Eduardo Cabrita | Ministro da Administração Interna |
Manuel Machado | Presidente da Associação Nacional de Municípios |
Mariana Canals | Secretária-Geral da AICE - Associação Internacional de Cidades Educadoras |
Paulo Morgado | Presidente do Conselho Diretivos da ARS Algarve |
João Fernandes | Presidente da Região de Turismo do Algarve |
Custódio José Barros Moreno | Diretor Regional do Algarve do Instituto Português de Desporto e Juventude |
Alexandre Lima | Delegado Regional do Algarve da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares da Direção de Serviços da Região Algarve |
Madalena Feu | Delegada Regional do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) do Algarve |
Francisco Serra | Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve |
Jorge Botelho | Presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve, AMAL |
General Vasco Rocha Vieira | |
Vítor Vaz Pinto | Comandante Operacional Distrital do Comando Distrital de Operações de Socorro de Faro da Autoridade Nacional de Proteção Civil |
Capitão Pedro Fernandes | Comandante do Destacamento Territorial de Silves da Guarda Nacional Republicana |
Sargento Chefe José Martinho | Comandante do Posto Territorial de Lagoa |
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Comissão de Honra |
Comissão Científica
Mauro Figueredo, Universidade do Algarve
É professor-adjunto no Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve, Portugal. Doutorado em Engenharia Informática pela Universidade de Salford, Reino Unido. Os seus interesses de investigação incidem na utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação para a Educação, na Realidade Virtual e Aumentada.
Membro integrado do CIMA e membro colaborador do CIAC. Coordenador principal do projeto MILAGE: Interactive Mathematics by implementing a Blended-Learning model with Augmented Reality and Gamebooks, do programa ERASMUS+, financiado pela União Europeia. Desenvolveu a plataforma MILAGE APRENDER+ para a aprendizagem móvel que permite aos alunos estudarem qualquer disciplina num ambiente gamificado e que implementa um esquema de autoavaliação e avaliação dos pares com vídeos educacionais para a promoção da autonomia e de uma aprendizagem ativa autorregulada centrada no aluno.
Maria Helena Horta, Universidade do Algarve
É professora-adjunta do Departamento de Ciências Sociais e da Educação da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve. Leciona em vários cursos via ensino, estando ligada à supervisão dos estágios de educadores de infância e, de um modo geral, à formação inicial e contínua de educadores e de professores, em disciplinas relacionadas com o currículo, supervisão, projetos, avaliação e desenvolvimento da linguagem. É doutorada em Formação de Professores: desenvolvimento profissional de professores para uma educação multicultural, pela Universidade de Huelva, Espanha; Mestre em Ciências da Educação, na área de especialização em Educação de Infância, Licenciada no domínio de especialização de Educação Especial e Apoios Educativos e Bacharel em Educação de Infância pela Universidade do Algarve. Atualmente é diretora do Mestrado em Educação Pré-Escolar, membro integrado regular do Núcleo Interdisciplinar da Criança e do Adolescente (NICA) da Universidade dos Açores (UAc), Delegada Regional no Algarve e formadora da Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI) e membro da bolsa de formadores, selecionados pelo Ministério da Educação, para dar formação sobre as novas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (2016).
Cátia Martins, Universidade do Algarve
É professora auxiliar do Departamento de Psicologia e Ciências da Educação da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve, leciona nos cursos de 1ºs ciclos em Psicologia e Ciências da Educação e da Formação, e no curso de Mestrado em Psicologia da Educação unidades curriculares relacionadas com a motivação para a aprendizagem, psicologia da educação e intervenção socioeducativa em contextos comunitários. Doutorada em Psicologia pela Universidade do Algarve no domínio da motivação para realizar voluntariado: estudos segundo uma abordagem funcionalista e da autodeterminação. Mestre e licenciada em Psicologia Educação pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada – Lisboa, desenvolveu trabalhos na área da motivação para a aprendizagem em crianças do pré-escolar e do 1º ciclo. Exerceu a função de psicóloga educacional desde 2002 a 2009 num agrupamento de escolas, colaborando com unidades de apoio a alunos com surdez e perturbações do espectro do autismo, alunos em situação de exclusão social e insucesso escolar, e na promoção de programas de orientação vocacional. Atualmente integra a equipa do projeto Erasmus+ MILAGE : Interactive Mathematics by implementing a Blended-Learning model with Augmented Reality and Game books. É membro efetivo da Ordem de Psicólogos Portugueses (OPP), do Centro de Investigação em Psicologia e Universidade do Algarve e do Grupo de Trabalho Não Formal da OPP.
Vítor Gamboa, Universidade do Algarve
É professor auxiliar da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade do Algarve, onde tem vindo a lecionar nas áreas do aconselhamento de carreira, e da intervenção psicopedagógica em contextos educativos, e a orientar estágios e dissertações, no âmbito do curso de mestrado em Psicologia da Educação, do qual é diretor. Situa os seus principais interesses de investigação nas abordagens experienciais ao mundo do trabalho e no impacto das mesmas no funcionamento motivacional e no comportamento vocacional, sobretudo em jovens inseridos em cursos de cariz profissionalizante. É precisamente neste domínio que tem diversas publicações nacionais e internacionais. Integra a comissão organizadora dos Encontros dos Psicólogos dos Serviços de Orientação do Sul – Universidade do Algarve. É membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, da European Society for Vocational Designing and Career Counseling (ESVDCC), da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento de Carreira (APDC) e do Centro de Investigação em Ciência Psicológica (CICPSI– Universidade de Lisboa).
Catherine Simonot, Universidade do Algarve
É professora-adjunta da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve desde 2013. Doutorada em Ciências da Educação, com especialidade em didática das línguas estrangeiras: temas da motivação e da aprendizagem autodirigida. Subdiretora do Curso de Licenciatura em Educação Básica e membro do Conselho Técnico-Científico. Colaboradora do DILTEC através da GRAC Ibérique (Sorbonne Nouvelle – Paris III). Membro das associações APEF (estudos franceses) e APHELLE (ensino de línguas). Leciona unidades curriculares nos mestrados da sua unidade orgânica nas áreas de: prática de ensino supervisionada e aquisição e aprendizagem de línguas; lecionação nas licenciaturas nas áreas de: língua, cultura, linguística. A sua atividade científica tem se vindo a centrar na área da didática: ensino de línguas; aprendizagem de línguas; língua francesa; tradução.
Mostafa Zekri, Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes
Doutorado em Antropologia Social e Histórica pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (Ex- VI secção da Universidade La Sorbonne); Mestre em História e Civilizações, pela mesma instituição. Atualmente, é Investigador Integrado do CHAM – Centro de Humanidades da Universidade Nova de Lisboa e Universidade dos Açores; é Professor Associado do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes – Grupo Lusófona em Portimão, onde exerce as funções, para além da docência, de Coordenador do Gabinete de Relações Internacionais e Presidente da Comissão Eleitoral. É autor de quatro livros e de vários artigos, publicados em revistas científicas nacionais e internacionais, sobre temáticas relacionadas com a cultura árabe e islâmica, o Islão sunita, as minorias e migração, os Direitos do Homem, o Mediterrâneo e a mediterraneidade. Colabora como formador e/ou investigador com várias instituições universitárias nacionais e internacionais. Recebeu a Medalha de Ouro de Reconhecimento e Mérito académico da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
Elsa Vieira, Universidade Aberta - Coordenadora do Pólo de Silves
Doutorada em Sociologia, coordena desde 2010 o Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta no território abrangente de todo o Algarve e baixo Alentejo. Entre demais funções que cruzam as temáticas de Educação, é responsável pela representação institucional e realização de protocolos com entidades da região, organização de eventos científicos, prospeção pedagógica, bem como integra projetos de investigação local. É ainda formadora e-learning no portal Evolui. É também membro da Associação Portuguesa de Sociologia (APS) e da ELO -Estudos sobre o Local.
As suas áreas de atuação prioritárias são a Educação, a Sociologia do Trabalho, o Género, as Migrações e o Empreendedorismo, tendo matéria publicada em livros e artigos.
Paulo Louro, Representante da Comissão de Coordenação da RTPCE
Licenciado e mestre em psicologia educacional.
É funcionário da administração local desde 1990, tendo sido chefe da divisão de educação do município de azambuja entre 2002 e 2012. Atualmente coordena o Gabinete da rede portuguesa de cidades educadoras.
É docente universitário desde 1992 no Instituto Superior de Psicologia Aplicada e no Instituto Superior de Educação e Ciências onde coordena o mestrado em gestão autárquica e leciona nos cursos de educação e gestão autárquica.
Especialista no conceito de cidade educadora e na elaboração de projetos educativos tem colaborado com diversos municípios em Portugal, Espanha e Brasil sendo preletor habitual de palestras e conferências subordinadas a esse tema.
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Comissão Científica |
Comissão Organizadora
Ana Martins | Vereadora da Educação |
Sandra Generoso | Chefe de Divisão de Ação Sociocultural |
Ana Paiva | Educação |
Bruno Freitas | Atividades Aquáticas |
Carla Barradas Silva | Ação Social |
Jorge Lamy | Serviços Desportivos |
Madalena Sousa | Educação |
Maria das Dores Correia | Gabinete de Comunicação e Imagem |
Paulo Duarte | Gabinete de Comunicação e Imagem |
Paulo Francisco | Atividades Culturais |
Rui Mesquita | Gestão de Redes | Smartcity |
Suzana Grave | Turismo e Comunicação |
Tiago Freire | Educação |
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Comissão Organizadora |