logo ASSOCIATIVISMO horizontal 130x60px

As associações locais são vias fundamentais de expressão do dinamismo e de interesse para a manutenção da  identidade das comunidades, além disso são igualmente espaços de referência enquanto estrutura cívica de participação dos cidadãos e cidadãs na vida de uma comunidade.

Em Lagoa existem, aproximadamente, 70 associações nas mais variadas áreas, sendo o seu papel essencial uma vez que contribuem para a promoção cultural, recreativa, juvenil ou de interesse sociocultural do Concelho através da criação de centros de desenvolvimento social, cívico, físico, intelectual e artístico.

Tendo o concelho de Lagoa um forte movimento associativo, a Câmara Municipal de Lagoa o Município procura desenvolver as suas estratégias de caráter cultural, recreativo, juvenil ou de interesse sociocultural atendendo ao papel desempenhado pelas associações na comunidade. É através das associações que se pode potenciar e alcançar objetivos comuns, promover a cidadania e o desenvolvimento integral de todas as pessoas. A proximidade das associações junto de cada cidadão e cidadã permite ainda envolver a população num trabalho cívico e de exercício pleno da democracia participativa.