Lagoa dança em abril

Abril é o mês do movimento. Da dança. Lagoa começa por “correr o fado”, depois convida a “Levantar-te”, e por fim: “vamos dançar?”

 

O Município de Lagoa associa-se a três parceiros prestigiados para comemorar o mês da dança em 2019: “Quorum Ballet” chega ao Auditório Carlos do Carmo no dia 6. “Ideias do Levante” edita o 4º Festival de Dança de Lagoa entre 8 e 13; a Orquestra Clássica do Sul assina mais um concerto Promenade na tarde de sábado 28 de abril.

A 29 de abril é celebrado o dia mundial da dança. O Comité Internacional da Dança da UNESCO propõe chamar a atenção dos públicos e dos governos para esta forma de arte. Por isso, em Lagoa a programação cultural destaca durante todo o mês, diferentes modos de dançar.

“Correr o fado” é um espetáculo em que a companhia Quorum Ballet sugere a fusão do Fado com a Dança Contemporânea. Quebra a tradicional forma de ver, ouvir e sentir o Fado, desmistificando a sua conotação saudosista e melancólica. Numa multiplicidade de movimentos, sons e expressões, os bailarinos transmitem a beleza, a sensibilidade e aparente facilidade.

A “IV Lavantarte” acontece em Lagoa, durante a segunda semana de abril, com a Associação Ideias do Levante. Trata-se de um festival de dança com diferentes propostas para pôr "Lagoa a Dançar".

Esta semana começa com um workshop sobre danças europeias, entre as 19:00 e as 21:00h de dia 8, no CEFLA-Centro de Estudos e Formação de Lagoa (Sala Polivalente). No dia seguinte, terça feira 9, entre as 21:00 e as 22:00h há ensaio aberto de Rancho Folclórico na sede do Rancho Folclórico do Calvário. Na quarta feira 10, é dia de aula aberta de dança oriental, entre as19:00 e as 20:00h no CEFLA. Na quinta feira 11, das 18:00 às19:00h há jazz/show dance no Carvoeiro Clube de Ténis. Já na sexta feira, às18:30h, é a vez da salsa cubana, de novo no CEFLA. Por fim, este rio de dança desagua num espetáculo multidisciplinar na noite de sábado 13, no Auditório Carlos do Carmo, pelas 21:00h. O Rancho Folclórico do Calvário, STARS Dance School, Zhar Louz, CAB, atuam com outros convidados.

“Vamos dançar?” é o convite da Orquestra Clássica do Sul, para um concerto Promenade na tarde de 28 de abril, pelas 16:30h, no auditório Carlos do Carmo. Aqui disfruta-se da eterna relação entre a Dança e a Música. Evocam-se diferentes estilos, desde as danças tradicionais às danças barrocas e clássicas, passando pelos bailados românticos, e sem esquecer as danças de salão.

A dança, ao lado do teatro e da música, é uma das três formas essenciais da arte cénica, que acompanham a humanidade desde que esta se conhece. Descubra formas de dançar em Lagoa, em abril.

Pin It

Ao continuar a navegar está a concordar com a utilização de cookies neste site. Para não autorizar a sua utilização, por favor utilize as opções do seu browser e altere as definições de cookies de acordo com estas instruções.
ACEITAR NÃO