ENTRE O TUDO GUARDAR E O NADA PERDER
O papel dos Arquivos Municipais na salvaguarda da Memória Local

O Dia Internacional dos Arquivos, que se assinala a 9 de junho, foi instituído pela Assembleia Geral do Conselho Internacional de Arquivos, em novembro de 2007, coincidente com a data de fundação do referido órgão coordenador, em 1948 e que este ano comemora 70 anos sobre a sua criação.

O assinalar desta efeméride tem por objetivo o desenvolvimento de ações de promoção e divulgação da causa dos arquivos em todo o mundo, que se materializam em colóquios, exposições, mostras documentais, apresentação de livros, visitas guiadas a Arquivos, entre outras atividades.

Assim, em consonância com o novo ciclo temático... que ora se inicia, “Lagoa por uma causa” e do tema do presente ano, “Lagoa, cidade educadora”, o Município de Lagoa promove um colóquio comemorativo desta dupla efeméride. Um momento de reflexão em torno do que podemos e/ou devemos conservar, enquanto esforço de preservar a memória e de combate ao esquecimento, mas também de debate sobre o papel que os Arquivos Municipais podem desempenhar neste esforço, por vezes inglório, de salvar, preservar e divulgar a memória local e regional.

09h15 | Acolhimento

09h45 | Sessão de abertura
Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Francisco Martins
Presidente do Conselho Diretivo Nacional da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD), Alexandra Lourenço

10h00 | Conferência de abertura
Salvar a memória do passado como arma para a democracia do presente
José Pacheco Pereira | Historiador

10h45 | Debate

11h00 | Pausa para café

Moderador: José Pacheco Pereira
11h15 | A transversalidade da informação arquivística: o desafio da salvaguarda da memória central e local
Paula Cristina Ucha | Biblioteca e Arquivo da Secretaria-geral do Ministério da Economia

11h45 | O acesso à memória nos Arquivos Municipais 2.0: da digitalização à preservação digital
Cristiana Vieira de Freitas | Arquivo Municipal de Ponte de Lima

12h15 | Gestão Documental e Memória: Que Futuro nos Arquivos Municipais?
António Maranhão Peixoto | Ex-diretor do Arquivo Municipal de Viana do Castelo

12h45 | Debate

13h00 | Almoço

Moderador: Armando Malheiro da Silva
15h00 | Arquivos da Igreja como lugares de memória, identidade e ação: perspetivas sobre os seus desafios e oportunidades
André Melícias | Centro de Estudos Clássicos – Universidade de Lisboa

15h30 | Os Arquivos Pessoais e Familiares e os Arquivos Municipais: uma relação lógica ou paradoxal?
Abel Rodrigues | Universidade do Porto

16h00 | A salvaguarda dos arquivos das associações: o caso da colaboração dos municípios do distrito de Faro e da Rede de Arquivos do Algarve no projeto da DGLAB
Maria Luísa Pereira| Rede de Arquivos do Algarve/ Arquivo Distrital de Faro
Tiago Barão | Rede de Arquivos do Algarve/ Arquivo Municipal de Faro

16h30 | Debate

16h45 | Pausa para café

17h00 | Conferência de encerramento
Património documental e Informação Orgânica: problemas e desafios para o futuro dos Arquivos Municipais
Armando Malheiro da Silva | Faculdade de Letras da Universidade do Porto

17h45 | Debate

18h00 | Conclusões
Presidente da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, Alexandra Lourenço

18:15h | Sessão de encerramento
Vice-Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Luís Encarnação
Presidente do Conselho Diretivo Regional da Delegação Sul da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD), Sónia Negrão

// Inscrição gratuita mas obrigatória até dia 7 de junho.
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Para qualquer esclarecimento adicional, contatar para o seguinte endereço ou 282 380 435.

Programa Lagoa Cidade Educadora