O contrato de aquisição de serviços de arquitetura e museografia para o Espaço Gamboa foi assinado a 28 de janeiro de 2021. A proposta deve ficar concluída no final deste ano.

O presidente do Município de Lagoa, Luís Encarnação, assinou na última quinta-feira de janeiro deste ano, o contrato com a empresa vencedora do concurso público aberto em maio de 2020, com o objetivo de encontrar uma solução que combine a arquitetura e os conteúdos a expor no futuro Espaço Gamboa.

«Trata-se de um momento fundamental para a concretização do Espaço Gamboa que corresponde a um anseio de há muitos anos da comunidade Lagoense», confirmou Luís Encarnação, a propósito da referida contratualização.

Esta compra de serviços de «Arquitetura e museografia do Espaço Gamboa», feita por concurso público, teve um custo de 98.800,00€. Prevê-se que os projetos de execução estejam concluídos em meados de agosto próximo, e o projeto museográfico, com todos os conteúdos expositivos e interativos e a imagem gráfica, no mês de dezembro. Estão em curso, entretanto, os trabalhos de recolha, análise e seleção de obras e de informação.

O Espaço Gamboa, a instalar no Centro Cultural Convento de São José, em Lagoa, pretende afirmar-se como equipamento cultural dedicado à vida e obra do pintor Manuel Gamboa. O discurso museológico deverá contar com soluções interativas e integradoras, permitindo contemplar originais e réplicas de obras do artista, bem como objetos e outros testemunhos da sua memória e legado.

Com esta iniciativa a Câmara de Lagoa deseja, por um lado, homenagear o lagoense Manuel do Rosário Gamboa das Neves (n. 24.05.1925; f. 13.02.2020) enquanto referência nacional das artes plásticas na segunda metade do século XX, e por outro lado, sistematizar e dar a conhecer a obra e o homem.

Artista versátil, mestre Gamboa foi um autodidata e uma figura dotada de um profundo caráter humanista que se notabilizou a partir de meados do século XX. As suas criações podem ser vistas em diversas partes do mundo integrando importantes coleções.

Candidatura Online aos apoios educativos

Plataforma Municipal Digital de Gestão Escolar