Decorre de 13 a 31 de maio o período de submissão de propostas ao Orçamento Participativo Lagoa 2020. Este ano as propostas devem ser apresentadas numa plataforma digital.

Dinamizado sem interrupções desde 2014, o Orçamento Participativo incorpora a estratégia do Município de Lagoa para potenciar a participação pública, através de fatores positivos e construtivos para o concelho, sustentados em princípios de abertura democrática, de proximidade e de transparência.

A edição de 2020, a realizar em contexto de pandemia, levou o Município a alterar a habitual metodologia de recolha e discussão de propostas, de modo a minimizar os riscos de saúde pública associados a eventos que promovem maior proximidade entre as pessoas.

Assim, a metodologia de apresentação e votação de propostas na edição deste ano do Orçamento Participativo de Lagoa prevê que todos os interessados acedam à plataforma on line Lagoa Participa.  Substituem-se os habituais encontros em cada uma das freguesias por esta forma de participação através dos canais de comunicação à distância.

Em 2020, tal como nos anos anteriores, o investimento de referência é de 300 mil euros, até um máximo de 100 mil euros por projeto. É também renovado o convite aos munícipes para que apresentem as suas propostas de investimento no concelho.

Os serviços da autarquia, através do Gabinete de Igualdade e Cidadania, e as diversas Juntas de Freguesia estarão disponíveis para ajudar todas as pessoas que pretendam inscrever-se na plataforma digital do Orçamento Participativo de Lagoa em https://op.cm-lagoa.pt/   e apresentar a sua proposta entre os dias 13 a 31 de maio.

Para apoiar os munícipes nesta nova forma de participação foi também criado um vídeo informativo, onde são explicadas as várias fases do Orçamento Participativo de Lagoa e os passos a percorrer no momento de submissão das propostas.

“Motivar a participação do maior número de pessoas na gestão pública do concelho e construir consensos em torno das decisões que dizem respeito a todos e a todas, continua a ser o objetivo deste OP”, adiantou Luís Encarnação, presidente da Câmara de Lagoa.

 

 

Pin It

Candidatura Online aos apoios educativos

Plataforma Municipal Digital de Gestão Escolar

COVID-19: página oficial

Lagoa 2020 - Cidade Sustentável

Ao continuar a navegar está a concordar com a utilização de cookies neste site. Para não autorizar a sua utilização, por favor utilize as opções do seu browser e altere as definições de cookies de acordo com estas instruções.