“Leituras em viagem” é o novo projeto que começou a ser implementado durante este mês de outubro 2019 nos Jardins de Infância da rede pública do concelho de Lagoa, Algarve, por iniciativa da Câmara Municipal.

O desafio consiste na dinamização de sessões de leitura a cargo das professoras bibliotecárias que fazem a distribuição rotativa mensal de cerca de 400 livros direcionados para o nível etário das crianças que frequentam as salas do pré-escolar. “Leituras em viagem” incluem ainda várias oficinas de formação no âmbito da promoção do livro e da literacia emergente.

As várias centenas de livros infantis circulam em malas e ficam na sala do jardim de Infância durante cerca um mês, após o que são renovados. Destinam-se a serem lidos e explorados conjuntamente com o/a educador/a e a serem emprestados para levar para casa.

As “Leituras em viagem” enquadram-se no programa municipal do livro e da leitura designado “Lagoa a Ler”, de âmbito mais alargado, cujo propósito é dotar de intencionalidade educadora a ação dos diferentes mediadores de leitura, sejam os educadores de infância, as famílias, professores do primeiro ciclo, ou bibliotecários/as.

Capacitar os vários educadores envolvidos para criar experiências sociais, emocionais e linguísticas enriquecedoras em torno do livro e da leitura, por um lado, motivar e melhorar os hábitos de leitura nas crianças desde a primeira infância, por outro lado, são objetivos destes programas. Estimular e reforçar a imaginação e a criatividade de todos/as, bem como o gosto pelos livros e pela leitura, incluem-se entre os propósitos destas iniciativas do Município de Lagoa.

 

 

Pin It

Agenda de Lagoa - Out/Nov 2019

Ao continuar a navegar está a concordar com a utilização de cookies neste site. Para não autorizar a sua utilização, por favor utilize as opções do seu browser e altere as definições de cookies de acordo com estas instruções.
ACEITAR NÃO