Educação

"Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo " Paulo Freire

 

 

Programação

O Concurso Ideias “Logótipo Escola Aprender+” decorre em duas fases sequenciais, através do calendário previsto nos números seguintes:

1. Primeira Fase – Submissão de Logótipos:

a) A submissão das propostas para “Logótipo Escola Aprender+” é realizada através do preenchimento do formulário, disponível no site de internet do Município até às 23h59 do dia 30 de março de 2020;

2. Segunda Fase – Avaliação Final:

a) A decisão final do Júri, de acordo com os critérios de avaliação previstos no Artigo 6.º, Número 2;
b) A Comunicação dos resultados será publicitada na página eletrónica do Município no dia 29 de Maio de 2020.

 

No âmbito do projeto Escola Aprender+: Ambientes educadores inovadores, o município de Lagoa desenvolveu uma parceria com a Universidade do Algarve integrada num processo de investigação-ação-intervenção, cujo objetivo central se prende com a promoção do sucesso de todos com todos, através do desenvolvimento de uma cultura de autonomia, flexibilidade e inclusão, potenciadora de aprendizagens de qualidade e alinhadas com as necessidades atuais e futuras dos alunos e do concelho.

Neste contexto, surge o concurso de ideias para a criação do “Logótipo Escola Aprender +”, que pretende ser o símbolo representativo da identidade institucional da “Escola Aprender+: Ambientes Inovadores de Aprendizagem”, nos seus documentos administrativos, formulários e materiais de divulgação, páginas web, produtos multimédia, entre outros suportes.

 

Objetivos

São objetivos do Concurso Ideias “Logótipo Escola Aprender+”:

  1. promover um maior envolvimento da comunidade com o projeto Escola Aprender+;
  2. potenciar a identificação da comunidade com a Escola Aprender+;
  3. estimular uma escola sem fronteiras de todos para todos.

 

Público Alvo

Podem participar no Concurso Ideias “Logótipo Escola Aprender+” estudantes, individualmente ou em equipas, desde que residentes e/ou a estudar no concelho de Lagoa e com idades compreendidas entre os 12 e os 19 anos.

 

Programação

O Concurso Ideias “Logótipo Escola Aprender+” decorre em duas fases sequenciais, através do calendário previsto nos números seguintes:

1. Primeira Fase – Submissão de Logótipos:
a) A submissão das propostas para “Logótipo Escola Aprender+” é realizada através do preenchimento do formulário, disponível no site de internet do Município até às 23h59 do dia 31 de março de 2020;

2. Segunda Fase – Avaliação Final:
a) A decisão final do Júri, de acordo com os critérios de avaliação previstos no Artigo 6.º, Número 2;
b) A Comunicação dos resultados será publicitada na página eletrónica do Município no dia 29 de maio de 2020.

 

Normas do Concurso
Termo de Responsabilidade

 

 

Inscrição

Concurso de ideias "logótipo escola aprender +"
Inscrições Prémio Maria Barroso 

 

Jurí do Concurso

Elementos do Município de Lagoa:

Tiago Freire (Serviço de Educação)
Catarina Laginha (Gabinete de Comunicação e Imagem)
José Carrujo (Escola de Artes)

 

Elementos da Universidade do Algarve:

Prof. Mauro Figueiredo
Prof. Cátia Martins

 

Elemento do Agrupamento de Escolas Rio Arade:

Prof. Pedro Tavares

 

Elemento do Agrupamento de Escolas do Padre António Martins de Oliveira:

Prof. Carlos Marques

 


 

 

Escola Aprender+

Estamos perante um mundo que se encontra a sofrer mudanças tão rápidas que se torna fundamental que as próprias escolas, currículos e pedagogias reflitam e acompanhem essa dinâmica. Neste sentido, os atores-chave educativos, desde o governo, autarquias, direções escolares, até aos professores que trabalham nas escolas, procuram frequentemente na inovação novas respostas para problemas antigos.

A Câmara Municipal de Lagoa, sensível e alerta para estas mudanças, e confrontada com as necessidades emergentes do concelho, abriu as portas do município para uma intervenção conjunta entre as áreas da educação, arquitetura e engenharia, rumo ao desenvolvimento e implementação de uma Escola Aprender+, promotora de sucesso e de qualidade das aprendizagens de todos os alunos, num ambiente inovador, flexível, autónomo e inclusivo.

 

 

Missão

O projeto Escola Aprender+: Ambientes educadores inovadores, surge como proposta de investigação-ação-intervenção, cujo objetivo central se prende com a promoção do sucesso de todos com todos, através do desenvolvimento de uma cultura de autonomia, flexibilidade e inclusão, potenciadora de aprendizagens de qualidade e alinhadas com as necessidades atuais e futuras dos alunos e do município.

Considerando o papel que a tecnologia e as ferramentas digitais gradualmente vão desempenhando no quotidiano escolar e das comunidades, este projeto alia o desafio tecnológico ao pedagógico, potenciando o desenvolvimento de uma escola “transformadora” desde a estratégia até à metodologia. 

 

Com quem?

O projeto “Escola Aprender+: Ambientes educadores inovadores” irá ser desenvolvido com toda a comunidade educativa do Concelho de Lagoa.

 

 


JavaScript must be enabled in order for you to use Google Maps.
However, it seems JavaScript is either disabled or not supported by your browser.
To view Google Maps, enable JavaScript by changing your browser options, and then try again.

Imprimir

Escola Aprender+

37°08'42.3"N 8°30'12.1"W
Rua Domn João II
Mexilhoeira da Carregação
8400-092 Lagoa
Portugal 
Número de telefone +351 282 101 110
 +351 282 380 444
Caixa de correio eletronico 

Imprimir


Educação

37°08'14.2"N 8°27'13.5"W
Convento São José
Rua Joaquim Eugénio Júdice
8400-325 Lagoa
Portugal 
Número de telefone +351 282 101 110
 +351 282 380 444
Caixa de correio eletronico 
Ao continuar a navegar está a concordar com a utilização de cookies neste site. Para não autorizar a sua utilização, por favor utilize as opções do seu browser e altere as definições de cookies de acordo com estas instruções.