cartaz ATNC 2 A4

 

O Dia da Criança está quase aí e, para o assinalar, o Município de Lagoa está a preparar um programa bem diversificado para as crianças, docentes do pré-escolar e 1º ciclo e famílias do concelho. Aspirando-se a construção de uma cidade ecologicamente sustentável e educadora, a comemoração deste dia passará pela distribuição de maletas artísticas pelas crianças do pré-escolar e 1º ciclo do ensino público, IPSS’s e Privado, que incluirá a brochura “ReciclArte III: ideias para criares o ano inteiro com plástico”, com imensas sugestões práticas de trabalhos manuais para desenvolver na escola e/ou em família e um kit de material de expressão plástica!

Ainda no programa previsto no âmbito do Dia da Criança, terá lugar no dia 9 de junho a Oficina de Artes Plásticas ReciclArte III creditada pelo Centro de Formação, com o objetivo de capacitar os docentes de ferramentas na realização das atividades plásticas propostas na brochura.

Também para famílias, nos dias 11 e 12 de junho decorre a III Edição do Ventania – Festival de Artes Performativas do Barlavento que apresenta em Lagoa no Auditório Carlos do Carmo, a obra do compositor Jorge Salgueiro ANDROIDINÓPOLIS em formato de residência artística com o envolvimento do Agrupamento ESPAMOL. Está ainda previsto o concerto Promenade pela Orquestra Clássica do Sul, através de um espetáculo interativo com música clássica, narração e projeção de imagens.

Venham connosco nesta viagem pelas artes, cheia de cor e música!

 

 

 

Mensagem do Presidente

Hoje, o concelho de Lagoa assume um dos seus maiores desafios, o da sustentabilidade.

Com esta consciência, pretendo que a Câmara Municipal que lidero, seja uma organização piloto ao nível de políticas públicas responsáveis, com uma gestão inteligente e inclusiva dos seus recursos humanos e materiais, tendo como visão aumentar o usufruto da cidade por todas as pessoas que nos procuram para viver, estudar, trabalhar ou visitar em respeito pelas circunstâncias ambientais e naturais à nossa disposição.

É nossa missão, criar sistematicamente uma melhor conjuntura para o acolhimento de pessoas de todas as idades e condições socioeconómicas, com diferentes culturas e formas de estar e viver a cidade, que se pretendem manter ativas e saudáveis, num concelho que se quer sustentável e vivido.

Neste contexto, irei dar continuidade a uma política de anos temáticos e de causas, que tem marcado os últimos dois ciclos de gestão, preparando-nos agora para trabalhar a Sustentabilidade até ao final deste mandato, dedicando-nos à máxima mobilizadora que visa a construção de uma Cidade Sustentável, comportando estrategicamente um triplo objetivo: um desenvolvimento economicamente eficaz, socialmente equitativo e ecologicamente sustentável.

Em Lagoa do Algarve, assumimos como empenho público o respeito pela Declaração Universal dos Direitos Humanos e, como tal, incorporamos na nossa estratégia local de governação o desenvolvimento de medidas tendentes a atingir as metas previstas nos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da AGENDA 2030, subscritos por Portugal, no âmbito da sua representação na Organização das Nações Unidas.

O Município de Lagoa assume publicamente o seu papel de instituição de referência no concelho, na região e no país, profundamente comprometida com uma estratégia centrada nas pessoas, no planeta, na prosperidade, na paz e nas parcerias.

Com o envolvimento de todas e todos os Lagoenses e, com o habitual empenho de todos os nossos colaboradores e colaboradoras, recorrendo a todos os nossos meios materiais e humanos, iremos focar-nos em projetos e ações que contribuam para a execução dos seguintes objetivos da Agenda 2030:

  • Contribuir para a Saúde e Educação de qualidade;
  • Garantir a Igualdade entre Mulheres e Homens nas várias esferas da vida;
  • Facultar Energias Renováveis e Acessíveis;
  • Reduzir as Desigualdades;
  • Construir uma Cidade e Comunidades Sustentáveis;
  • Incentivar à Produção e Consumo Sustentáveis;
  • Contribuir para uma Ação Climática;
  • Favorecer a Paz e Instituições Eficazes;
  • Mobilizar Parcerias para a implementação destes objetivos.

 

Luís António Alves Encarnação
Presidente da Câmara Municipal de Lagoa

 

 

A Câmara Municipal de Lagoa, através da Unidade de Ação Social propõe-se a organizar um evento de dois dias – 13 e 14 de novembro de 2019 – cujo tema é “Perspetivando a Natalidade: da Saúde à Sociedade”, estes dois dias de trabalho têm como principal objetivo a partilha e reflexão, acerca de questões relacionadas com a gravidez, a família e a criança. Incidindo os trabalhos sobre campo teórico, sem serem descurados, no entanto, os recursos existentes na comunidade.

O primeiro dia deste evento será dirigido a Profissionais de Saúde, enquanto por sua vez o segundo dia será dirigido a técnicos/as das mais variadas áreas, bem como, ao público em geral.

Este evento reveste-se de pertinência tendo por base as medidas de intervenção social adotadas por este Município - Incentivo à Natalidade - que têm visado a dignificação e aumento da qualidade de vida dos/as munícipes.

A organização deste evento conta com a colaboração da ARS Algarve, ACES Barlavento e Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Lagoa.

 

Programa Encontro "Perspetivando a Natalidade: da Saúde à Sociedade"

  Download

 

 

MODERADORES  (em atualização) 

 

PRELETORES  (em atualização) 

 

 

O Município de Lagoa pretende com esta atividade de educação ambiental promover a cortiça como material ecológico de acordo com a parceria estabelecida com a Quercus (Associação Nacional de Conservação da Natureza) no âmbito do Projeto Green Cork.


O Projeto Green Cork Escolas consiste num programa ao qual conta com todos os parceiros da comunidade escolar do Concelho de Lagoa, do ensino público, privado e social na promoção de iniciativas ambientais mais conscientes e responsáveis pela preservação e respeito à natureza.

O programa Green Cork Escolas, visando a promoção da sustentabilidade divulga a cortiça (material proveniente da casca do sobreiro, árvore abundante no sul de Portugal) como material totalmente reciclável e reutilizável. A recolha de rolhas de cortiça contribuem para o financiamento de iniciativas de reflorestação de árvores autóctones, entre elas o sobreiro (única árvore do mundo com cortiça – e é atualmente, uma espécie típica da região mediterrânica).

A educação é um importante meio para que estilos de vida humanos degradantes do ambiente possam ser modificados, de forma a contribuir para a sustentabilidade e para o bem-estar de toda a vida na Terra. O Green Cork Escolas compreende a educação como instrumento para mudar o mundo, pois contribui na formação de cidadãos críticos e ativos na sociedade a que pertencem, intervenientes com o meio de forma sustentável e respeitantes de todas as formas de vida.

O Município de Lagoa distribuiu por todos os estabelecimentos de ensino uma embalagem (O Rolhas) permite juntar as rolhas de cortiça e entregar na escola do seu educando para que este Município as possa recolher e mandar reciclar.

Parceiros envolvidos nesta atividade:

Rede Pública:

Agrupamento de Escolas Pe. António Martins de Oliveira de Lagoa
Ensino Pré-Escolar:
Jardim de Infância de Carvoeiro
Jardim de Infância de Lagoa
Jardim de Infância de Porches

Ensino Básico 1º Ciclo
Escola Básica de Carvoeiro
Escola Básica de Lagoa
Escola Básica de Porches

Ensino Básico 2º e 3º Ciclo
Escola Básica Jacinto Correia de Lagoa

Ensino Secundário
Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira de Lagoa

 

Agrupamento de Escolas Rio Arade
Ensino Pré-Escolar
Jardim de Infância de Ferragudo
Jardim de Infância de Estômbar
Jardim de Infância de Mexilhoeira
Jardim de Infância de Parchal 1
Jardim de Infância de Parchal 2

Ensino Básico 1º Ciclo
Escola Básica de Ferragudo
Escola Básica de Estômbar
Escola Básica de Mexilhoeira
Escola Básica de Parchal

Ensino Básico 2º e 3º Ciclo
Escola Básica Professor João Cónim
Escola Básica Rio Arade

Rede Privada
Nobel Internacional School Algarve

Rede Social
ACD CHE Lagoense - Parchal
ADR Qtª. de São Pedro – Mexilhoeira da Carregação
CASC – Centro de Apoio e Social de Carvoeiro
CASP – Centro de Apoio e Social de Porches
Centro Paroquial de Estômbar
Centro Popular «A Colmeia» - Lagoa

 

 

Subcategorias

Valores de 28/07/2021