Eunice Sousa

Eunice de Jesus Vieira Sousa
Enfermeira de Família na UCSP Centro de saúde de Lagoa

A chegada do bebé a casa: A consulta de enfermagem à puérpera e a recém-nascido no domicílio

O nascimento do bebé é uma etapa de grande importância na vida da mulher/casal/família, que implica restabelecimento biofísico da puérpera, mudanças e transformações psicossociais, consolidação da relação da díade/tríade e reorganização da dinâmica relacional conjugal e familiar.

A existência de internamentos hospitalares cada vez mais breves pode ser desvantajoso para uma melhor adaptação e reorganização da mulher/casal/família neste novo processo de enfrentar no domicílio, um puerpério e os cuidados que um bebé exige nesta primeira fase da sua vida.

Pretende-se, assim, partilhar as evidências favoráveis e vantajosas da primeira consulta de enfermagem ao recém-nascido e puérpera no domicílio, considerando todos os benefícios que uma avaliação de saúde tem quando é realizada no contexto social e cultural dos utentes.

Aleitamento Materno: Atualidades e Desafios

A amamentação é recomendada como a nutrição ideal para os bebés e com muitos benefícios para a mãe, sendo uma prática considerada natural, e cada vez mais assumida pela população nos dias de hoje.

Contudo é uma prática que, por vezes, implica alguns desafios e dificuldades, em determinadas situações específicas e circunstâncias pessoais de cada mulher/bebé.

Pretende-se com esta exposição refletirmos sobre os desafios e dificuldades do aleitamento materno na atualidade, tendo em conta algumas situações menos frequentes, mas que exigem conhecimento dos profissionais de saúde para seja aplicadas estratégias eficazes e que permitam uma amamentação bem-sucedida.