João Antunes

João Pedro Ferreira Antunes
Técnico Superior de Educação Física no Município de Lagoa

 

Brincar e aprender através da Educação Física no Pré-Escolar

O desenvolvimento motor, social, emocional, cognitivo e linguístico da criança é um processo que decorre da interação entre a maturação biológica e as experiências que o meio físico e social proporcionam.

Estas interações e experiências constituem oportunidades de aprendizagem, que vão contribuir para o seu desenvolvimento.

Le Boulch (1987) defende e afirma que o trabalho psicomotor com crianças prevê a formação de uma base indispensável para o seu desenvolvimento motor, psicológico e afetivo.

Conforme exposto por vários autores, a urbanização e o desenvolvimento industrial trouxeram grandes prejuízos aos contextos infantis, nomeadamente a falta de espaço para o jogo infantil.

A educação física no pré-escolar tem um dos meios mais significativos para a aprendizagem: o movimento. Constitui uma abordagem específica de desenvolvimento de capacidades motoras, em que as crianças terão oportunidade de tomar consciência do seu corpo, na relação com os outros e com diversos espaços e materiais.

Pin It