Património do Concelho de Lagoa

28 de junho a 27 de agosto - Votação e implementação dos projetos.

 

 

A torre da Igreja de Nossa Senhora da Encarnação, com o seu coruchéu que se avista à distância, conduz-nos ao local onde no século XVI existiu um templo manuelino do qual só se conserva a capela-mor, incorporada no edificado atual pela remodelação de 1882. Para esta reforma, mais uma vez muito contribuiu a destruição causada pelo terramoto de 1755. Trata-se de uma igreja de boa construção, de fachada sóbria, ao estilo neoclássico, sobre a qual se abre um janelão encimado por coroa real.

A planta é de nave única com quatro capelas laterais. A capela-mor ostenta abóbada de nervuras, com seis mísulas rematadas por florão com a cruz de Cristo, encontrando-se revestida por azulejos do século XVIII. No altar-mor destaca-se o retábulo em talha dourada onde figuram imagens do mesmo período. Ao caminhar pelas ruelas de Porches poderá contemplar alguns exemplares de típicas chaminés algarvias, particularmente as que encimam duas casas térreas atrás da igreja, e a da Rua da Chaminé, cuja decoração em relevo e inscrição com o ano 1793 a tornam na mais emblemática de todas.

 

 

Pin It

Ao continuar a navegar está a concordar com a utilização de cookies neste site. Para não autorizar a sua utilização, por favor utilize as opções do seu browser e altere as definições de cookies de acordo com estas instruções.