A recolha seletiva dos resíduos urbanos é, hoje em dia, uma ação essencial para o reaproveitamento de materiais, permitindo uma posterior redução nas necessidades de matéria-prima e consequente preservação do ambiente.
Dessa forma, os munícipes do concelho de Lagoa possuem à sua disposição vários equipamentos para a deposição seletiva dos resíduos produzidos, nomeadamente os ecopontos de superfície e as ilhas ecológicas. No entanto, muitas vezes esses equipamentos acabam por estar cheios, não permitindo a correta deposição dos resíduos.
Assim, na tentativa de minimizar as situações de ecopontos e ilhas ecológicas cheias, a Algar SA criou o Serviço Ambilinha, destinado ao pequeno comércio, serviços, restaurantes e similares (habitualmente com uma maior produção de resíduos), no qual é feita a recolha GRATUITA dos resíduos seletivos produzidos nesses locais, evitando-se que os mesmos sejam depositados nos ecopontos e ilhas ecológicas existentes na via pública, os quais ficam, assim, livres para a restante população.
Faz-se então o apelo a todos os comerciantes do concelho de Lagoa para que adiram a este serviço, passando todos a dar o destino adequado aos resíduos recicláveis e, por outro lado, deixando os ecopontos e ilhas ecológicas mais livres para a sua utilização por parte dos produtores domésticos, o que permitirá aumentar os níveis de deposição seletiva e manter os equipamentos em causa mais limpos.