Site Autarquico de Lagoa

Início |21,9º | quinta-feira, 31 de julho de 2014 | Mapa do Site | Adicionar aos favoritos |
-a +A
Mapa

Iniciativas

Gabinetes de Apoio Social de ProxinidadeBanco de TrocasViva +Gabinete de Aconselhamento para a Alimentação e Atividade FísicaCentro de Deposição de Resíduos Cerca da LapaGabinete de Inserção Profissional de Lagoa

História

Alvará D. José - Criação do Concelho de Lagoa 1773

Lagoa, terra de atrações deve o seu topónimo às lagoas existentes, em tempos idos, nas suas imediações.

Durante um longo período, foi um lugar ilustre da cidade de Silves, sendo-lhe reconhecida autonomia administrativa a 16 de Janeiro de 1773, graças à reforma administrativa operada no tempo de D. José, tendo sido elevada à condição de Vila a sua principal povoação – Lagoa.


A  pesca, a vinha e a indústria de conservas de peixe trouxeram, nos finais do séc. XIX e primeiras décadas do séc. XX, prosperidade e dinamismo a Lagoa. Papel  hoje desempenhado pelo turismo e por uma crescente diversidade de actividades, que inserem a cidade de Lagoa ( elevada a 19 de Abril 2001) e o seu concelho no moderno Algarve.


Situado no coração do Barlavento algarvio, compreendido entre os concelhos de Portimão e Silves, o concelho de Lagoa ocupa uma área de 89 Km2, onde residem, segundo os Censos de 2011, 23.048 pessoas.

Feriado Municipal – 08 Setembro

Documentos para Download

AGENDA

PUBLICAÇÔES


Água