Apresentação
Lagoa, terra de atracções, deve o seu topónimo às lagoas existentes, em tempos idos, nas suas imediações.
Durante um longo período, foi um lugar ilustre da cidade de Silves, sendo-lhe reconhecida autonomia administrativa em 1773, graças à reforma administrativa operada no tempo de D. José. A pesca, a vinha e a indústria de conservas de peixe trouxeram, nos finais do séc. XIX e primeiras décadas do séc. XX, prosperidade e dinamismo a Lagoa. Papel hoje desempenhado pelo turismo e por uma crescente diversidade de actividades económicas, que inserem Lagoa e o seu concelho no moderno Algarve.
Elevada à categoria de cidade a 19 de Abril de 2001, Lagoa conta com 23.048 residentes.
Cidade de branco casario, onde as ruas largas e estreitas se misturam, levando-nos ao encontro dos edifícios modernos e das casas antigas, algumas anteriores ao terramoto de 1755.
Vagueando pela zona antiga da cidade descobrem-se os antigos portais e janelas manuelinas, os telhados de quatro águas e os arcos que nos ligam a ruas estreitas realçadas pelos altares dos Passos, marcando as cerimónias da Semana Santa.
Presidente
Francisco José Malveiro Martins
Morada
Rua Eugénio Júdice, 13 | 8400 - 325 Lagoa
Contatos
Tel. + 351 282 352 655 | Fax. + 351 282 342 275
Email: geral@jf-lagoa.pt
http://www.jf-lagoa.pt