Biblioteca Municipal

“Há o hábito de pensar que se entra numa biblioteca para procurar um livro. Não é verdade. Sim, por aí se começa, mas o que na realidade se busca é a aventura”.

Breve história

A Biblioteca Municipal de Lagoa foi fundada em 1983. O edifício que então ocupou foi o antigo depósito de água, construído em 1887.

Aí permaneceu até 15 de Março de 1997, data em que se transferiu para o actual edifício, no seguimento do contrato-programa estabelecido, em 1994, entre a Câmara Municipal e o ex-IBL (Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro) para a criação de uma Biblioteca Municipal da Rede de Leitura Pública.

Procedeu-se então à adaptação do edifício do ex-Teatro, adquiriu-se equipamento, alargou-se o fundo documental e apetrechou-se com meios informáticos.

Hoje, a Biblioteca apresenta-se como um espaço físico aberto, vivo e funcional. Mais do que um espaço físico é um espaço de encontro e diálogo de ideias, pessoas e de memórias.

 

O que se pode encontrar

Fundo documental

A Biblioteca Municipal de Lagoa enquadra-se no novo conceito de Biblioteca, sendo um espaço multimédia onde coexistem o livro, o som e a imagem.
 

Livros

Sendo o livro e a leitura os instrumentos privilegiados de acesso e democratização da cultura, a Biblioteca põe à disposição grande número de livros, sobre os vários domínios do conhecimento e em constante actualização.
 

Publicações periódicas

A colecção de periódicos integra jornais e revistas, especializadas ou de grande informação sobre diversos e variados assuntos.
 

Fundo local/regional

No sentido de preservar a memória local e contribuir para o seu conhecimento e valorização, procede-se à recolha, tratamento e difusão de informação sobre o património do Concelho de Lagoa e da Região do Algarve (livros, folhetos, postais, fotografias, cartazes, etc.).
 

Fundo de informação corrente

Serviço de Informação à Comunidade para dar resposta às solicitações diárias de informação actualizada e útil constituem-se permanentemente dossiers sobre os diversos temas da actualidade;
 

Fundo noutras línguas

Graças a generosas doações, nomeadamente da ex-Associação dos Amigos de Lagoa, a biblioteca dispõe de uma vasta e variada colecção de livros em língua inglesa, francesa e alemã.
 

Documentos audiovisuais e lectrónicos

Porque também é finalidade da Biblioteca Pública promover e incentivar o acesso aos modernos suportes e equipamentos das Novas Tecnologias da Informação, a biblioteca dispões de um fundo composto por audiogramas, videogramas (em DVD), CD’s e CD-Rom’s.

Não há talvez dias da nossa infância que tenhamos tão intensamente vivido como aqueles que julgámos passar sem tê-los vivido, aqueles que passámos com um livro preferido.
Proust
 

Actividades culturais

Na Biblioteca Municipal de Lagoa realizam-se várias actividades:

  • Clube de Leitura
  • Exposições bibliográficas, comemorativas e temáticas
  • Conferências
  • Encontros com autores
  • Hora do conto
  • Espectáculos de Teatro, Música, Poesia e Dança
  • Projecção de filmes e diapositivos
  • Recitais de poesia
  • Ateliers e cursos

 

Áreas funcionais

Recepção e átrio

É ao balcão da Recepção, no átrio de exposições que o utilizador se deve dirigir para se inteirar do funcionamento da Biblioteca e dos seus Serviços onde pode obter:

  • Informações sobre os documentos existentes (pesquisas bibliográficas através dos catálogos informatizados) e sobre as actividades culturais e de animação em curso, ou programadas.
  • O Cartão de Leitor através da respectiva inscrição;
  • Empréstimo e devolução dos documentos;
  • Reprodução de extractos de obras em fotocópias. Poderá ainda deixar sugestões ou reclamações, inteirar-se das novidades bibliográficas existentes, apreciar a exposição patente no átrio ou, simplesmente, ler um jornal ou uma revista;
  • Obter a sua senha de acesso à Internet Sem-fios no seu computador portátil.


Sala de leitura e animação infanto/Juvenil

Espaço alegre e colorido, onde o livro ocupa posição privilegiada, constitui, para os mais pequenos, um mundo de magia e encantamento. Livros ilustrados de histórias, contos e aventuras oferecem-se ao toque e abrem a porta para o mundo do sonho e da fantasia, algumas vezes transformado em voz e gestos na «hora do conto». Também é um lugar de brincar, jogar, desenhar e pintar, de transformar e criar... aprendendo.

Para os mais crescidos, a banda desenhada, os romances, as aventuras e os livros didácticos oferecem mais viagens e apontam outros mundos e desvelam novos sonhos.


Sala polivalente
Espaço aberto a grande diversidade de actividades como colóquios, palestras, plenários, exposições, encontros com escritores, etc., pretende reunir pessoas e ideias, criar oportunidades de intervenção e questionamento, permitir a pluralidade de pensamentos e opiniões.

 

 

Área de reservados
Esta área é destinada aos documentos que, devido à sua raridade e valor bibliográfico, não se encontram disponíveis para empréstimo ou consulta livre. Estas obras podem ser consultadas na Sala de Leitura de Adultos mediante preenchimento de requisição própria. Encontram-se na Área de Reservados obras antigas, edições raras e valiosas, obras deterioradas em reparação e obras em depósito para tratamento documental.


 


Sala de leitura de adultos

...a função ideal de uma biblioteca é de ser um pouco como a loja de um alfarrabista, algo onde se podem fazer verdadeiros achados, e esta função só pode ser permitida por meio do livre acesso aos corredores das estantes.
Umberto Eco

Num ambiente agradável e convidativo, propício à leitura e à concentração, o leitor/utilizador tem à disposição diferentes áreas de leitura. O maior espaço é destinado à consulta/leitura das obras expostas nas estantes que o utilizador tem à sua disposição em regime de livre acesso. Aqui, pode também consultar, em regime de acesso controlado e mediante preenchimento de requisição, os documentos da Área de Reservados.

Num outro espaço, mais informal e descontraído, pode usufruir da leitura de jornais e revistas nos mais variados temas da actualidade.

Nesta sala o leitor/utilizador poderá trazer o seu portátil e ter acesso à Internet Sem-fios, sendo apenas necessário solicitar uma senha de acesso na recepção.

As obras estão arrumadas nas estantes de acordo com as divisões principais da Classificação Decimal Universal (CDU):

0 – Generalidades
1 - Filosofia + Psicologia
2 – Religião
3 - Ciências Sociais
4 - (não ocupada)
5 - Matemática + Ciências Naturais
6 - Ciências Aplicadas
7 - Artes + Desportos
8 - Linguística + Literatura
9 - Geografia + Biografia + História

 

Sala de audiovisuais

Em conformidade com as exigências actuais da Sociedade de Informação, e consequentes desafios postos ao cidadão, a Biblioteca Municipal de Lagoa dispõe de fonoteca, videoteca e equipamento informático. Disponibiliza também um conjunto de revistas para apoio bibliográfico sobre cinema, linguagens virtuais, música, espectáculos e acesso à Internet.

O utilizador pode visualizar filmes (didácticos ou lúdicos), em suporte VHS ou em DVD, ouvir um disco ou utilizar um computador para fins recreativos ou outros dentro das “Regras de Utilização da Internet” estabelecidas, mediante marcação prévia.

Os documentos deste sector estão organizados de acordo com o seguinte plano de classificação:

Videogramas:

A – Infantil
B – Ficção
C – Documentário
D – Educacional


Fonogramas:

0 - Música Tradicional e Nacional
1 - Jazz e Blues
2 - Pop Rock
3 - Música Clássica
4 - Novas Linguagens Musicais
5 - Música Funcional
6 - Fonogramas não-Musicais
7 - Música Infantil

 

Objectivos

Educação

Proporcionar os meios necessários para a aprendizagem e desenvolvimento de toda a população, assim como facilitar e propor formas de auto-aprendizagem e de alfabetização.

Desenvolver e fortalecer hábitos de leitura nas crianças e nos jovens e criar competências de utilização na área das tecnologias da comunicação e informação.


Informação

Disponibilizar e difundir informação através de produtos e serviços que possibilitem o acesso ao conhecimento e aos saberes.

Proporcionar e facilitar, a todos, informações correctas e actualizadas quer sobre a comunidade e a cultura locais quer, ainda, sobre a realidade quotidiana.

Proporcionar às empresas e demais instituições e associações toda a informação adequada.


Cultura

Ser um pólo de cultura propício à leitura, à reflexão e ao debate que promova o contacto e o diálogo com diferentes culturas e ideias.

Permitir e facilitar, então, o enriquecimento sócio-cultural dos indivíduos despertando a consciência e a voz, de verdadeiros cidadãos daqui e do mundo.


Lazer

Oferecer e incentivar formas de utilização positiva e gratificante dos tempos livres através de programas e actividades que possibilitem o acesso às diversas formas de expressão cultural, das artes e do espectáculo.
Propor acções que estimulem e desenvolvam a criatividade, a imaginação e a expressão plástica individuais.

 

S.A.B.E./R.B.E.

Esta página é dedicada ao Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (S.A.B.E.) e Rede de Bibliotecas Escolares do Concelho de Lagoa. (R.B.E.).

 

Serviços

A Biblioteca Municipal de Lagoa presta os seguintes serviços:

  • Serviço de informação e de referência bibliográfica;
  • Serviço de informação e pesquisa na internet/correio electrónico;
  • Pesquisa bibliográfica através de catálogos manuais e informatizados de acesso público;
  • Serviço de leitura e consulta em salas de livre acesso;
  • Serviço de empréstimo, de livros, material multimédia e audiovisual;
  • Serviço de empréstimo interbibliotecas;
  • Serviço de animação e extensão cultural, Clube de Leitura, exposições bibliográficas, comemorativas e temáticas, conferências, encontros com escritores e outros autores, hora do conto, teatros, projeção de vídeos e diapositivos, recitais de poesia, ateliers e cursos;
  • Serviço de Apoio a Bibliotecas Escolares do Concelho (S.A.B.E.) desenvolvidas no âmbito da Rede de Bibliotecas Escolares;
  • Serviço de Informação à comunidade, recolha, tratamento, atualização e oferta, em suporte papel ou eletrónico, de informação, pontual, corrente e quotidiana sobre a vida da comunidade e do Concelho;
  • Outros serviços são prestados na BML: computadores multimédia para uso genérico como realização de trabalhos de pesquisa, para utilização de jogos didáticos e software educativo e recreativo;
  • A Biblioteca Municipal de Lagoa também presta serviço de reprodução e fotocópias de documentos.
  • O serviço mais recente à disposição dos Leitores/Utilizadores é o acesso à Internet Sem-fios.

 

 

 

 

 

 


Imprimir

 

Biblioteca Municipal de Lagoa
37°08'09.053"N 8°27'17.840"W
Largo dos Combatentes da Grande Guerra
8400-338 Lagoa
Portugal 
Número de telefone +351 282 380 436
 +351 282 381 531
Caixa de correio eletronico 

documentos 1