Heráldica

A Heráldica dos Concelhos, constituída pelos brasões das Autarquias, é um verdadeiro universo iconográfico e simbólico, constituindo uma fonte inesgotável de informação histórica, religiosa ou mitológica dos lugares.

Brasão do Município de Lagoa

Brasão

O Despacho do Ministério do Interior de 08 de Junho de 1965 (publicado a 19 de Julho de 1965) aprova a constituição heráldica das Armas, Selo e Bandeira do Concelho de Lagoa (Algarve), alterado após a elevação de Lagoa à categoria de cidade no dia 19 de Abril de 2001, nos seguintes termos:

Armas: de azul, com uma amendoeira de ouro realçada de negro e florida de prata. Em chefe, uma cabeça de carnação branca coroada de ouro à dextra e uma cabeça de carnação negra com turbante de prata à sinistra. Coroa mural de cinco torres de prata;

Bandeira: gironada de ouro e negro, como escudo das armas, coroado, tendo por baixo um listel branco com a palavra “Lagoa” em letras negras. Cordões e borlas de ouro e negro. Haste e ponta de lança de ouro;

Selo: circular, tendo ao centro as peças das armas sem indicação dos esmaltes. Em volta, dentro dos círculos concêntricos, os dizeres “Câmara Municipal de Lagoa (Algarve)”.

  

 

CARVOEIRO

  • carvoeiro_2
Escudo de azul, pano de muralha de prata, realçado de negro, com seu pórtico aberto do campo, assente sobre um terrado de vermelho; em chefe, sol radiante de ouro, movente do bordo superior do escudo, entre uma cabeça de Rei Cristão, coroada de ouro, à dextra e uma cabeça de Rei Mouro, fotada de prata, à sinistra, ambas de carnação; em contra-chefe, uma faixeta ondada de verde, burelada de prata e carregada de um peixe do mesmo metal. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco, com a legenda a negro: Carvoeiro — Lagoa.

D.R.III Série nº 32, de 07/02/95) e (D.R.III Série nº 204, de 04/09/02

 

ESTÔMBAR

  • estombar_2
Escudo de azul, poço de prata, lavrado de negro, acompanhado em chefe, à dextra de uma cabeça de rei cristão, coroado de ouro, e à sinistra de uma cabeça de rei mouro, com turbante e véu de prata, ambas as cabeças de sua carnação e em ponta de dois ramos de oliveira de ouro, frutados de negro, com os pés passados em aspa. Coroa mural de prata de quatros torres. Listel branco com a legenda a negro: Vila de Estombar.
D.R.III Série nº 210, de 11/09/92

 

FERRAGUDO

  • ferragudo_2
Escudo de azul, castelo de ouro aberto e iluminado do campo, lavrado de negro, acompanhado à dextra e à sinistra de duas lanças de prata postas em pala, assente sobre um rochedo de sua cor que emerge de um contra-chefe de sete faixetas ondadas de prata e azul. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco, com a legenda a negro: Ferragudo.
D.R.III Série nº 188, de 16/08/00

 

LAGOA

  • lagoa_2
Escudo de verde, cacho de uva folhado e com seu engaço de ouro e uma infusa de prata alinhados em faixa; em chefe, estrela de oito pontas de ouro, carregada com uma vela acesa de vermelho; ponta ondeada de prata e azul. Coroa mural de prata de três torres.
Listel branco com a legenda a negro: Freguesia de Lagoa.
D.R.III Série nº 91, de 17/04/96

 

PARCHAL

  • parchal_2
Escudo de azul, ponte de três arcos de prata, realçada de negro, firmada nos flancos e movente de uma ponta ondada de prata e azul de três tiras ondadas, a do meio carregada de um peixe de prata, animado de vermelho; em chefe, roda dentada de ouro. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco, com a legenda a negro: Parchal — Lagoa.
D.R.III Série nº 150, de 05/08/05

 

PORCHES

  • porches_2
Escudo de ouro, uma alfarrobeira de verde, arrancada do mesmo e frutada de ouro, entre duas ânforas de vermelho; em chefe, uma flor-de-lis de azul; ponta ondeada de verde e prata. Coroa mural de prata de quatro torres.
Listel branco, com a legenda a negro: Porches.
D.R.III Série nº 141, de 21/06/02

 

 

Bibliografia

Seu texto...

 


Imprimir

 

Município de Lagoa
37°08'06.309"N 8°27'23.655"W
Largo do Município
8400-851 Lagoa
Portugal 
Número de telefone +351 282 380 400
 +351 282 380 444
     www.cm-lagoa.pt
Caixa de correio eletronico