Geminações

A geminação de cidades é um conceito que tem como objetivo criar relações e mecanismos protocolares, essencialmente ao nível espacial, económico e cultural, através dos quais as cidades de áreas geográficas ou políticas distintas estabelecem laços de cooperação.

O município de São Domingos é um dos 9 que integram o território da Ilha de Santiago do arquipélago de Cabo Verde. Obteve a categoria de município a 13 de março de 1993 como resultado da junção das 2 freguesias que até essa data integravam o concelho da Cidade da Praia. Tem uma área de 137.6 Km2 e é constituído pelas freguesias de Nossa Senhora da Luz e pela freguesia de São Nicolau Tolentino. A sede do concelho está instalada na Vila de São Domingos. O Concelho encontra-se delimitado a norte por Santa Cruz, a sul pela cidade da Praia, a oeste pela Ribeira Grande de Santiago, a noroeste por São Lourenço dos Órgãos e por fim a leste pelo Oceano Atlântico. Com uma população de 13 808 habitantes, é um município de forte dependência económica do setor primário e com 81.3 % da população rural e apenas 18.7% urbana, que se distribui pelas localidades Água de Gato, Banana, Mendes Faleiro Rendeiro, Praia Baixo, Milho Branco, Rui Vaz, Praia Formosa, Achada Baleia, Baía, Cancelo, Achada Lama, Várzea da Igreja, Ribeirão Chiqueiro, Nora e Godim.

Gabinete de Geminações
37°08'05.932"N 8°27'20.995"W