Geminações

A geminação de cidades é um conceito que tem como objetivo criar relações e mecanismos protocolares, essencialmente ao nível espacial, económico e cultural, através dos quais as cidades de áreas geográficas ou políticas distintas estabelecem laços de cooperação.

O Gabinete de Geminações, enquanto subunidade orgânica inserida na Divisão de Ação Socio cultural, iniciou as suas funções em 1 de janeiro de 2015, por força da alteração organizativa dos serviços e consequente mudança do organograma do Município de Lagoa.

No âmbito das relações com diferentes territórios as geminações entre cidades, regiões e países são, acima de tudo, ações descentralizadas de cooperação e desenvolvimento institucional e da consciência premente de partilha de conhecimento e da discussão de ideias que têm por base problemas comuns e o desenvolvimento local.

 

(…) A cooperação descentralizada reflete uma nova orientação do papel do Estado, da participação e protagonismo dos beneficiários, e um maior apoio ao envolvimento da sociedade civil no desenvolvimento. Tal, determina que a Cooperação Descentralizada implique uma participação ativa dos diversos agentes em todas as fases do processo e, entre outras considerações, a prioridade à capacitação institucional no sentido de incentivar a autonomia e a sustentabilidade das dinâmicas locais (…) ”.

(in Ministério dos Negócios Estrangeiros, 2006:40)

 

Atribuições

  • Promover o estabelecimento de parcerias entre Municípios de diferentes países;
  • Promover o fortalecimento de relações internacionais;
  • Promover a troca de conhecimentos e de experiência ao nível da cooperação no que diz respeito ao intercâmbio escolar e sociocultural;
  • Estabelecer parcerias em projetos de formação e modernização intercultural.

 

Geminações

 

Cooperação internacional 

 

 


Imprimir

 

Gabinete de Geminações
37°08'05.932"N 8°27'20.995"W
Rua Dr.º Ernesto Cabrita, n.º1
8400-369 Lagoa
Portugal 
Número de telefone +351 282 380 432
 +351 282 380 444
Caixa de correio eletronico 

documentos 1