O Município de Lagoa associou-se à comemoração do Dia Mundial da Prematuridade, assinalado no passado dia 17 de novembro. Para o efeito, contou com a colaboração do Centro de Saúde de Lagoa e do projecto “o pai, a mãe e eu”. Foi possível encontrar, no Edifício da Câmara Municipal de Lagoa, uma breve exposição sobre o tema.

As autarquias colocaram a faixa roxa da prematuridade ou iluminaram um edifício do seu município de roxo/ lilás, tal como os corpos de bombeiros de cada cidade.

1 em cada 10 bebés que nasce em todo o mundo é prematuro, o que perfaz cerca de 15 milhões de crianças. Os últimos dados estatísticos mostram que, em Portugal, a taxa de prematuridade, em 2000, era de 5,9% e em 2015 de 8%.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a prematuridade é a principal causa de morte neonatal e infantil devido a prematuridade extrema/ prematuros de muito baixo peso e a sequelas graves, respetivamente. Dados de 2015 comprovam isso mesmo com o registo de 1 milhão de mortes em crianças com menos de 5 anos e 4 milhões de mortes nos primeiros 28 dias de vida.

Juntemo-nos a estes guerreiros na divulgação da prematuridade e na procura de respostas para aqueles que carregam consigo o “peso” de um nascimento prematuro. Hoje todos estaremos a ajudar… apenas vestindo de roxo.  | Viver prematuro / o pai, a mãe e eu

Todos os dias, nascem em Portugal 17 bebés prematuros.

O tamanho do bebé prematuro impressiona mas não só… a  imaturidade de todos os sistemas torna os bebés prematuros muito mais vulneráveis e quanto maior a prematuridade, maior a imaturidade e maior a probabilidade de existirem complicações relacionadas.

Os cuidados profissionais são imprescindíveis para o bebé prematuro tanto a nível hospitalar numa primeira fase, como a nível ambulatório após a alta hospitalar embora,   sabemos que o papel dos pais é fundamental em todo o processo  contribuindo  não só para o bem-estar do bebé, mas também para a sua recuperação pois toda a vinculação estabelecida nesta fase parece melhorar a evolução do bebé.

A probabilidade de um parto pré-termo é maior em algumas situações, por exemplo quando existe uma história prévia de prematuridade, na gravidez gemelar ou quando a mãe é hipertensa…pelo que o papel dos pais,  deve ser também investir numa cuidada planificação da gravidez pelo que deve consultar  o seu médico e enfermeiro de família atempadamente.  | Centro de Saúde de Lagoa

Programa Lagoa Cidade Educadora

Cartaz Colóquio "Aprendera Ser para melhor Aprender"