A Câmara Municipal de Lagoa encontra-se a realizar estudos, mediante testes e avaliações técnicas, aos 42 parques infantis distribuídos pelo concelho, maioritariamente situados em Escolas Básicas e Jardins-de-Infância.

Estes espaços foram alvo de requalificação e/ou instalação dos referidos equipamentos (adequados a cada escalão etário, “inclusivos” e devidamente certificados) e têm merecido especial atenção ao longo dos últimos cinco anos, por deliberação do atual executivo, contribuindo para o desenvolvimento da motricidade e para a segurança das crianças que neles brincam no seu dia-a-dia.

A avaliação dos pavimentos dos Espaços de Jogo e Recreio (EJR) do município está a decorrer ao longo da atual semana e determinarão aspetos como a altura de queda crítica para superfícies amortecedoras de impacto, de acordo com Norma Europeia EN 1177:2008. O teste consiste na largada vertical de um acelerómetro em forma de semiesfera, para que atinja o pavimento do parque a partir de diferentes alturas. A energia deste embate é transmitida para um computador que irá processar os dados provenientes do acelerómetro e definir a sua severidade.

O grande objetivo deste estudo está em adotar medidas no sentido de ter parques infantis certificados e que garantam a segurança dos utilizadores.

 

 

Pin It

Programa Lagoa Cidade Educadora

Cartaz Colóquio "Aprendera Ser para melhor Aprender"

Ao continuar a navegar está a concordar com a utilização de cookies neste site. Para não autorizar a sua utilização, por favor utilize as opções do seu browser e altere as definições de cookies de acordo com estas instruções.
ACEITAR NÃO