Com a chegada do verão, vêm insetos indesejaveis e os roedores que podem estar à espreita da oportunidade, nos arredores de sua casa.

A presença de ratos e baratas é uma situação particularmente desagradável que importa combater.

Para o efeito é fundamental tomar medidas de prevenção e implementar um plano de controle de pragas profissional de forma eficaz, rápido e seguro.

O Município de Lagoa assegura a desinfestação de todos os espaços públicos, serviço que consiste em garantir o controlo das pragas de ratos, baratas, carraças, pulgas e formigas e processionária do pinheiro.

Este serviço é efetuado por uma empresa, em regime de contrato de prestação de serviços. Para o efeito foram delineados planos anuais de intervenção de desratização e desbaratização nas redes de esgotos domésticos e pluviais; Mercados Municipais; Edifícios Camarários e outros locais favoráveis à procriação e abrigo, que revelem necessidade de efetuar este tipo de serviço.

Em 2017, para melhor controlo destas pragas, Baratas e Ratos, os respetivos tratamentos foram agendados para as seguintes datas: 8 a 21 de maio; 3 a 15 de julho; 31 de julho a 11 de agosto e 18 a 30 de Setembro. No intervalo dos tratamentos, caso se verifique a infestação de qualquer área, a empresa contratada pelo efeito é responsável pela execução de novo tratamento.

O Controle de pragas de roedores e insetos é um processo muito difícil de ter êxito quando as condições na envolvente sejam favoráveis para alojar tais pragas, por isso, o Município solicita a colaboração de todos os munícipes no seu combate.

As Baratas libertam uma feromona nas suas fezes que avisa as outras de que encontraram um abrigo seguro.

Caso se verifique que as redes prediais, logradores ou espaços interiores estejam infestados, a competência para realizar estes tratamentos é da responsabilidade dos seus proprietários, devendo para o efeito contratar uma empresa da especialidade.

DICAS PARA AFASTAR RATOS E BARATAS:

• Armazene os alimentos em recipientes de metal ou plástico;
  • Não deixe líquidos em lavatórios ou baldes;
  • Limpe restos de alimentos nas áreas de preparação de alimentos;
  • Esvazie o lixo diariamente e mantenha o mesmo em compartimentos fechados;
  • Lave as latas, garrafas e plásticos antes de as colocar nos depósitos de reciclagem, as baratas gostam de bebidas doces;
  • Não deixe resto de comida na rua;
  • Aplique escovas na parte inferior das portas para impedir a entrada de Ratos e Baratas;
  • Tape as aberturas de ventilação com tampas próprias ou cubra-as bem com tela de arame galvanizado;
  • Sele bem os furos em torno de canalizações, na passagem de cabos, as folgas ao redor dos tubos, drenos e paredes comuns com propriedades vizinhas, as pequenas fendas à volta de rodapés e atrás das tomadas elétricas;
  • Arranje as telhas danificadas dos telhados e use tela de arame para vedar pequenas frestas;
  • Feche todas as aberturas que possam oferecer abrigo e sejam potenciais locais de nidificação para os Ratos;

Qualquer buraco maior do que 5mm irá permitir acesso aos Ratos.

• Apare os ramos de árvores à volta da sua casa e evite que as plantas cresçam para cima da sua propriedade;
  • Mantenha a relva curta para reduzir as hipóteses de abrigos para Ratos.