Comemorações dos 25 anos do Convento de S. José.

No ano dedicado ao Património e no âmbito das comemorações dos 25 anos do Convento de S. José ao serviço da cultura – que se estendem até maio de 2018 – decorreram, no passado dia 2 de setembro, um conjunto de palestras e conversas informais, a inauguração de uma exposição e uma celebração litúrgica na Igreja Matriz de Lagoa, para assinalar a vida e obra de três personalidades ligadas à fé católica, cuja importância para o Concelho de Lagoa, o Algarve e, mesmo, o País, se repercutiu nas mais diversas áreas.

A Vereadora Anabela Simão, em representação do Presidente da Câmara, apresentou cumprimentos a todos os presentes, destacando o representante da Diocese do Algarve, Padre Nuno Coelho, a Madre Superiora Geral da Congregação das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena, Irmã Rita Nicolau, os palestrantes convidados, Helena de Castro, João Vasco Reys, José Matias e Padre José Nunes, com um especial agradecimento pela vinda das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena, bem como à organização e à equipa do Convento de São José, à Diocese do Algarve, à Paróquia de Lagoa, à Santa Casa da Misericórdia de Lagoa e a José Grade Sobral.

Realçando a importância da cultura, da preservação do património imaterial e material, salientou os três pontos comuns às “Três Figuras da Fé Religiosa em Lagoa”: a dedicação da sua vida aos outros, a preocupação com a educação e o património imaterial e a reflexão sobre as obras de misericórdia, despertando a consciência de todos perante o drama da pobreza. Terminou a sua intervenção com os votos de uma boa conferência e o convite para voltarem a Lagoa.

Seguiu-se a inauguração da exposição “Três Figuras da Fé Religiosa em Lagoa”, na Sala de Exposições Manuel Gamboa, com um beberete volante, após o que se realizou a Eucaristia na Igreja de Nossa Senhora da Luz.

O jantar convívio, na Fatacil, juntou oradores, artistas e um grupo de cerca de 70 Irmãs da Congregação das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena, provenientes de Lisboa e Fátima.

contentmap_plugin