"Maravilhas de Lagoa", uma montra para o Património de Lagoa

No âmbito do tema definido pela Câmara Municipal para o ano de 2017 “Património – Olhar o passado rumo ao futuro” surge a iniciativa “Maravilhas de Lagoa”, com a qual a autarquia pretende dar a conhecer os muitos sítios e monumentos do Concelho de Lagoa, promovendo ao mesmo tempo a necessidade de os salvaguardar e preservar.

Conhecer e mostrar este conjunto de algumas das melhores expressões do Património de Lagoa é um passo importante para valorizar e preservar as mais emblemáticas maravilhas paisagísticas, culturais e artísticas do Concelho, fazendo notar a sua importância singular, tanto junto das populações locais como de quem o visita.

Assim, até 31 de agosto os habitantes, visitantes e amigos de Lagoa estão convidados a (re)descobrir o Património do Concelho, escolhendo as “5 Maravilhas do Concelho de Lagoa” entre as dez em destaque:

1. Paisagem Natural da Orla Costeira (Praia da Marinha; Algar de Benagil; Algar Seco);
  2. Promontório da Senhora da Rocha (Porches);
  3. Igreja de Nossa Senhora da Encarnação (Porches);
  4. Convento de São José (Lagoa);
  5. Igreja de Nossa Senhora da Luz (Lagoa);
  6. Igreja de São Tiago (Estômbar);
  7. Igrejas da Misericórdia (Lagoa e Estômbar);
  8. Parque Municipal do Sítio das Fontes (Estômbar);
  9. Capela de Santo António (Mexilhoeira da Carregação);
  10. Casco urbano tradicional (Ferragudo).

Através da observação e análise de um vasto conjunto de sítios, edifícios e conjuntos patrimoniais do Concelho, destacam-se nesta primeira edição dez destes espaços e sítios que serão explorados e integrados na dinâmica comunitária, levando a uma apropriação dos mesmos pelas Associações locais que os irão promover com o apoio da Câmara Municipal e Juntas de Freguesia.

O convite para participar no processo de escolha das “5 Maravilhas do Concelho de Lagoa” é alargado a todos os cidadãos, portugueses e estrangeiros residentes no concelho ou fora deste, que podem votar através da APP “Maravilhas de Lagoa”:

googlePlay1a

A fase final da votação terá o seu ponto alto na Fatacil 2017, sendo os vencedores apresentados numa Gala a ter lugar a 2 de setembro, no Centro de Congressos do Arade.