Lagoa recebe os Campeonatos Nacionais Escolares de Iniciados

Dando continuidade ao seu empenho em motivar a juventude lagoense para a utilização das muitas estruturas desportivas que equipam o Concelho, no sentido de despertar o gosto pelo desporto ocupacional em detrimento de outro comportamentos desviantes, a Câmara Municipal apoia a realização dos Campeonatos Nacionais Escolares de Iniciados, no âmbito do Desporto Escolar Algarve.

Nestes Campeonatos, que têm em conta uma maior aposta na componente social e cultural, prevê-se a participação de 1.188 atletas (femininos e masculinos) e o envolvimento total de cerca de 1.500 pessoas, com dez modalidades desportivas – Futsal, Voleibol, Andebol, Basquetebol, Badminton, Atletismo, Ténis, Patinagem, Golfe e Vela – cujas provas se realizarão no Pavilhão Municipal Jacinto Correia, Estádio Municipal da Belavista (Parchal), Pavilhões das Escolas EB Jacinto Correia, Rio Arade (Parchal) e João Cónim (Estômbar), ESPAMOL, Pavilhão e Patinódromo da Nobel International School, Pavilhão Municipal de Ferragudo, Campo de Golfe do Gramacho, Clube de Ténis do Carvoeiro, Pavilhão do Silves Futebol Clube e das Escolas EB António Costa Contreiras (Armação de Pera) e EB Bemposta (Portimão) e Clube Náutico de Portimão.

Os alunos e professores participantes ficarão alojados nas Escolas Jacinto Correia e ESPAMOL (Lagoa), Rio Arade (Parchal), João Cónim (Estômbar) e Dr. António da Costa Contreiras (Armação de Pera).
Programa (provisório):

Dia 28
A partir das 15h00, chegada das comitivas à FATACIL onde, após o jantar, decorrerá a Cerimónia de Abertura – pelas 21h00 – que contará com o desfile das delegações e a atuação de grupos regionais ligados ao desporto artístico e/ou outras Associações culturais

Dia 29
As competições terão início às 9h00 e às 14h00, havendo um Concerto às 21h30, na FATACIL

Dia 30
Início das competições às 9h00, sendo as finais às 14h00, seguidas de final de tarde na praia, jantar e noite de convívio na Discoteca (Centro de Congressos do Arade, no Parchal)

Dia 1
Manhã e almoço no Slide & Splash, após o que as comitivas regressarão às suas terras de origem

No encerramento desta jornada de convívio, será feita a passagem simbólica à Região responsável pela organização dos próximos Campeonatos Nacionais Escolares.
O processo de desenvolvimento do Desporto Escolar começou em 1936. Várias décadas depois do seu início, o Desporto Escolar continua a promover uma educação para a cidadania, através da aposta no bem-estar físico e na promoção da saúde e a ser um instrumento privilegiado na renovação da vida da escola, permitindo uma melhoria qualitativa e quantitativa da prática desportiva. O Desporto Escolar participa em competições internacionais da FISEC (International Sports Federation for Catholic Schools) e da ISF (International School Sport Federation), em várias modalidades.

 

 

contentmap_plugin