Todas as informações actualizadas sobre o Município de Lagoa

Iago Bebiano, canoísta lagoense, conquista medalha de bronze em K1 200m nos Europeus de sub-23 e juniores

Em prova disputada no passado domingo, 14 de julho em Racice, na República Checa, o jovem Lagoense, em representação da equipa nacional, registou o tempo de 37,856 segundos, terminado a apenas 6 décimos de segundo do vencedor, Daniel Atkins (Grã-Bretanha), que venceu com 37,195 segundos.

Lagoa torna-se a primeira Câmara Municipal do país a receber a Certificação da Norma Portuguesa 4552:2016 com a implementação do Sistema de Gestão da Conciliação entre a Vida Profissional, Familiar e Pessoal.

A Câmara Municipal de Lagoa recebeu no passado dia 11 de julho, em reunião realizada no Palácio Foz, em Lisboa, na presença da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa e da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade,

Pista de Atletismo do Estádio Municipal da Bela Vista recebeu a Taça do Algarve 2019 em Atletismo

No passado domingo, 7 de julho, a Pista de Atletismo do Estádio Municipal da Bela Vista, recebeu a Taça do Algarve 2019, numa organização conjunta da Câmara Municipal de Lagoa e da Associação de Atletismo do Algarve.

Chegou ao fim a 6ª edição do Mercado de Culturas…à Luz das Velas, em Lagoa

A Câmara Municipal Lagoa, prosseguindo a sua atividade diversificada de eventos culturais, trouxe a Lagoa, ao longo de 4 noites, mais de 60 artesãos de várias culturas e religiões do mundo que conviveram em harmonia e mostraram aos milhares de visitantes as suas tradições, sabores e artes em mais uma edição do Mercado de Culturas…à Luz das Velas.

Palma Inácio um herói da resistência

Hermínio da Palma Inácio (1922-2009) iniciou-se cedo na luta contra o regime de Salazar, tendo, ao longo da sua vida, protagonizado histórias reais dignas de um filme, entre as quais se contam duas fugas bem-sucedidas, uma dos calabouços da PIDE, no Porto, e outra do Aljube. Diversas ações revolucionárias, como a “Operação Vagô”, a “Operação Mondego” e a “Operação Covilhã”, tornaram Palma Inácio célebre pela luta de libertação do seu país do fascismo.

O Revolucionário ingénuo, como o caracterizava a poetisa Natália Correia, foi um dos homens mais temidos pela Ditadura. Recusou sempre, na sua modéstia, o estatuto de Herói. Mas jamais poderá recusar o lugar cimeiro que a História da Luta contra a tirania lhe reserva. Portugal continua a ter Memória, e a Freguesia de Ferragudo e o Concelho de Lagoa,  jamais esquecerão este seu filho. A prová-lo, está a homenagem de que foi alvo, em 1 de Maio de 2007, com a presença de Palma Inácio e do seu amigo Mário Soares, na qual foi descerrada simbolicamente uma lápide com a seguinte inscrição: “Largo Palma Inácio, Herói da Resistência”.

Passados 10 anos do seu desaparecimento físico, a Câmara Municipal de Lagoa e a Junta de Freguesia onde Palma nasceu recordam-no, uma vez mais, ao realizar esta palestra em sua memória.